Transpropaganda – A Publicidade Sai do Armário
Documento
Informações
Título
Transpropaganda - A Publicidade Sai do Armário
Título (EN)
Transpropaganda - Advertising Comes Out of the Closet
Autor(es)
Ari Maurício Peixoto Ferreira
Orientador(es)
Clarice Greco Alves
Data de Defesa
13/08/2025
Resumo (EN)
This dissertation aims to analyze whether advertising can be utilized as a process for the social representation of transgender individuals, assisting them in their symbolic struggles for recognition and respect for their social rights. To achieve this, it will analyze three advertising campaigns that featured transgender spokespersons: "De Causo em Causo – o Causo da Afrodite," for Shell; the "Safira" campaign for Nestlé; and the Bud Light beer campaign, featuring influencer Dylan Mulvaney. The methodology employed involves the analysis of these three campaigns and their transmedia repercussions, alongside a bibliographic review of texts by authors such as Baccega (2008), Barban (1993), Carrascoza (2014), Bourdieu (1986), Covaleski (2015), Jenkins (2006), Kotler (1967), among others. Theoretical concepts such as social capital, social inclusion, transmedia, symbolic capital, and trend market will be addressed, in addition to the lived reality of transgender individuals. Mains results of the analysis show that these campaigns and their transmedia repercussions across various platforms functioned as a part of a process of social inclusion for transsexual individuals.
Resumo
Esta dissertação tem o objetivo de refletir sobre as formas como a publicidade pode ser utilizada para o processo de representatividade social de transexuais, auxiliando-os nas suas lutas simbólicas por reconhecimento e pelo respeito a seus direitos sociais. Para isso, analisaremos três campanhas publicitárias que apresentaram garotas propaganda transexuais, sendo elas: De Causo em Causo – o Causo da Afrodite, para a empresa Shell, a campanha Safira para a empresa Nestlé e a campanha para a cerveja Bud Light com a influencer Dylan Mulvaney. A metodologia empregada foi a análise dessas três campanhas e suas repercussões transmidiáticas e pesquisa bibliográfica, com estudo de textos de autores como Baccega (2008), Barban (1993), Carrascoza (2014), Bourdieu (1986), Covaleski (2015), Jenkins (2006), Kotler (1967), entre outros. São abordados conceitos teóricos como capital social, inclusão social, transmídia, capital simbólico, mercado de tendências, além da realidade vivenciada por trasnsexuais. Os principais resultados encontrados demonstram que essas campanhas e suas repercussões transmidiáticas, ao serem recebidas e debatidas nas diversas plataformas, atuaram como parte de um processo de inclusão social dos indivíduos transexuais.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Transmídia, publicidade, transexual, inclusão social
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Configuração de produtos e processos na cultura midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Grupo de Pesquisa em Análise de Produtos Audiovisuais
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
CAPES
Direito de Acesso
Acesso Aberto