Transparência e opacidade na cibercultura: a perspectiva brasileira a partir da análise do “Portal da Transparência do Governo Federal”
Anexos
Informações
Título
Transparência e opacidade na cibercultura: a perspectiva brasileira a partir da análise do “Portal da Transparência do Governo Federal”
Autor(es)
Vâner Lima Silva
Orientador(es)
Jorge Miklos
Data de Defesa
17/06/2013
Resumo (EN)
This dissertation presents a discussion about the Brazilian government transparency on the Internet, the corpus of study is the Transparency Portal of the Federal Government (https://www.portaldatransparencia.gov.br). The objective is to seek understand, from a theoretical and empirical study, as communication technology resources, particulary digital devices and the Internet, due to some specific features (interaction and participation) show up or not an enabling enviornment for the emergence of greater transparency State-Civil Society as established by the complementary Law No. 131/2009, which talks about public transparency. The line of questioning that motivated research mused about the possibilities that the Internet offers front of media convergence the spread in the production of online content the web limits and directions that large corporations digital media impose on it users. The theoretical framework is based on authors like, Pierre Lévy, André Lemos, Eli Parisier, Sérgio Amadeu da Silveira, Edilson Cazeloto, Fábio Botelho Josgrilberg, Manuela Maia Ribeiro, among others, in the work that discuss relationships established in cyberspace, cyberactivism, cyberdemocracy, highlighting the possibilities and consequences of online. The work, based on qualitative research, notes that the Transparency Portal available on the Internet and set up by the Federal Government through the comptroller General of the Union, can facilitate access to information that the Gorvenment wish to make available, however, its norteworthy that the existence of the portal on Internet can not Chancellor the gorvenment with complete transparency of information which would be accessible to citizens.
Resumo
Esta dissertação apresenta uma discussão acerca da transparência governamental brasileira na internet tendo como corpus o “Portal da Transparência do Governo Federal” (https://www.portaldatransparencia.gov.br). O objetivo é buscar entender, com base em um estudo teórico e empírico, como os recursos tecnológicos comunicacionais, em particular, os dispositivos digitais e a internet, em razão de algumas características específicas (interação e participação) mostram-se ou não um meio propício para a emergência de uma maior transparência Estado-Sociedade Civil, conforme estabelece a Lei Complementar nº 131/2009, que versa sobre a transparência pública. A linha de problematização que motivou a pesquisa meditou acerca das possibilidades que a internet dispõe diante da convergência midiática, a disseminação na produção de conteúdos on-line, os limites impostos na web e os rumos que as grandes corporações da mídia digital impõem aos seus usuários. O referencial teórico baseia-se em autores como Pierre Lévy, André Lemos, Eli Pariser, Sérgio Amadeu da Silveira, Edilson Cazeloto, Fábio Botelho Josgrilberg, Manuela Maia Ribeiro, dentre outros, cujas obras discutem as relações estabelecidas na cibercultura, ciberativismo, ciberdemocracia, destacando-se as possibilidades e consequências do on-line. O trabalho, a partir de pesquisa qualitativa, observa que o Portal da Transparência oferecido na internet e instituído pelo Governo Federal por meio da Controladoria-Geral da União, pode facilitar o acesso às informações que o governo deseja oferecer, porém, ressalta-se que a existência do portal na web não pode chancelar o governo com a transparência total das informações que seriam acessíveis ao cidadão.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Economia, Política da Comunicação, Transparência, Cibercultura, Ciberdemocracia
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e estudos do imaginário
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto