Storytelling de Gestão e Empreendedorismo do Sebrae-SP: O Podcast em Áudio Telefônico
Informações
Título
Storytelling de Gestão e Empreendedorismo do Sebrae-SP: O Podcast em Áudio Telefônico
Título (EN)
Sebrae-SP Management and Entrepreneurship Storytelling: The Telephone Audio Podcast
Autor(es)
Meena Anjali de Falleiro
Orientador(es)
Antonio Adami
Data de Defesa
28/02/2022
Resumo (EN)
Throughout its history, radio in Brazil has built a deep-rooted relationship with culture, becoming an important and powerful instrument of communication in São Paulo. Currently, radio continues to be an important technological resource and undergoes innovations, including the growth of podcasts, a format that emerged through radio and has gained space in other media. This process tends to rescue the effective format of radio communication applied to other media of communication, such as the internet, thus establishing links with the audience. Another aspect that is part of this study is to present the elements of storytelling, aiming to have them as a resource combined with the interests of the Sebrae-SP public through the podcast. The methodology used was a bibliographical research, of an exploratory nature, based on published materials and available on the internet or in print. Through this study, it was possible to observe that the main means of contact of entrepreneurs with Sebrae is the telephone channel 0800 570 0800. In this channel, possibilities were identified for using the contents of the podcasts produced by Sebrae, as an alternative form of communication. It also presupposes the mapping of characteristics and behavior, through studies already carried out by Sebrae and the reference of other studies on entrepreneurship, aiming to approach the communication format and having as a resource the use of storytelling applied in podcast, with subjects related to entrepreneurship. The research aims to contribute and expand studies on the subject in the area of Applied Social Sciences. It seeks to understand the importance and evolution of the media and for that we start from the hypothesis that the podcast through telephone audio has not been documented or even used according to its importance. We initially aim to carry out a survey on the storytelling communication technique, in order to adapt communication to Sebrae's audience, through a narrative that brings Sebrae closer to its audience, using formats that facilitate the understanding of communication, information that is offered in a free of charge and in the main contact channel used. The disinformation process, accelerated by digital influencers added to the contribution that liquid modernity (BAUMAN,2001) has established, using superficial relations that build and change the information to be refreshed in this study. In this sense, we intend to understand how entrepreneurship evolves and how the subject has been addressed on social networks by other interlocutors who do not always dominate the subject, but who, by using the storytelling resource, are able to connect with this audience.
Resumo
Ao longo da sua história, o rádio no Brasil construiu uma relação radicada com a cultura, tornando-se um importante e poderoso instrumento de comunicação em São Paulo. Atualmente, o rádio continua a ser um considerável recurso tecnológico que passa por inovações, entre elas, o crescimento dos podcasts, formato que surgiu através do rádio e que ganha espaço em outros meios. Esse processo tende a resgatar o formato efetivo de comunicação do rádio aplicado a outros meios de comunicação, como a internet, estabelecendo assim vínculos com a audiência. Outra vertente que faz parte deste estudo é apresentar os elementos do storytelling, visando tê-los como recurso combinado aos interesses do público Sebrae-SP através do podcast. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, baseada em materiais publicados e disponíveis na internet ou impressos, e esteve concentrada no período de Março de 2020 a Fevereiro de 2022. Por meio deste estudo, foi possível observar que o principal meio de contato dos empreendedores com o Sebrae é o canal telefônico 0800 570 0800. Nesse canal, foram identificadas possibilidades de utilização de conteúdos dos podcasts produzidos pelo Sebrae, como forma de comunicação alternativa. Pressupõe também o mapeamento das características e do comportamento do público-alvo, por meio de estudos já realizados pelo Sebrae e o referenciamento de outros estudos sobre empreendedorismo, visando abordar o formato de comunicação e tendo como recurso o uso de storytelling aplicado em podcast, com assuntos relacionados ao empreendedorismo. A pesquisa tem o intuito de contribuir e ampliar os estudos sobre o tema na área de Ciências Sociais Aplicadas. Busca compreender a importância e a evolução dos meios de comunicação e, para isso, partimos da hipótese que o podcast, por meio do áudio telefônico, não tem sido documentado ou mesmo utilizado conforme sua importância. Objetivamos, inicialmente, realizar um levantamento sobre a técnica de comunicação storytelling, para adequar a comunicação ao público do Sebrae, por meio de uma narrativa que aproxime o seu público, utilizando formatos que facilitem o entendimento da comunicação, informações estas oferecidas de forma gratuita e no principal canal de contato utilizado. A desinformação, propagada através do fenômeno dos influenciadores digitais, somada à contribuição que a modernidade líquida (BAUMAN, 2001) estabeleceu, utilizando-se de relações superficiais que constroem e desconstroem a informação será retomada no estudo. Nesse sentido, pretendemos entender como evoluir o empreendedorismo e como o assunto vem sendo abordado nas redes sociais por outros interlocutores que nem sempre dominam o assunto, mas que por utilizarem do recurso de storytelling conseguem se conectar com esse público.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Áudio telefônico; Sebrae; Empreendedorismo; Storytelling;
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Configuração de produtos e processos na cultura midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia, cultura e memória
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
unip
Direito de Acesso
Acesso restrito