Sobre a Tecnossacralidade: Imaginário Cultural e Dogmatização Mercadológica nas Ações Comunicacionais da Apple inc.
Anexos
Informações
Título
Sobre a Tecnossacralidade: Imaginário Cultural e Dogmatização Mercadológica nas Ações Comunicacionais da Apple inc.
Autor(es)
Leonardo de Souza Torres Soares
Orientador(es)
Jorge Miklos
Data de Defesa
06/03/2017
Resumo (EN)
This research focus on tecnosacredness; the relationship between the sacred, technique and technology; and the presence of them in the contemporary communicational ambiency. The problem which motivates the research is: what extent the current socio-historical context provides that producers and distributors of products and communication technology services to appropriate the cultural imaginary content and resignify the technology and their functions communication which are perceived as sacred and carrying metaphysical powers? And what are the consequences of this appropriation? The answer suggested is: the technological imaginary narratives prepared and elabored by advertising and merchandising, provide to technology a religious perspective. This occurs because the market strategies steals from the culture imaginary some potentially sacred/magical/mystical images. The technology, specifically the communication technologies, used by the logic of the capitalist toget loyalty of consumption. To answer this problem and examine the assumptions listed, was elected as a research subject the multinational corporation Apple Inc.. To investigate the issue, was chose two methodological ways. The first step of the research is the collection and analysis of verbal and visual narratives to documentaries, movies, websites, specialized books and biographies about Apple and its co-founder Steve Jobs, the period of eight years (2007-2015). Search, in this corpus, the investigation of the elements of the symbolic construction of tecnosacredlity proposal from a descriptive analysis in order to understand how such a joint is designed and built, interestingly, the marketing communication.The second way, from the theoretical reflections of Jorge Miklos (2010; 2012; 2015), Edgar Morin (2011; 2012), Chevalier & Gheerbrant (2015), Joseph Campbell (1997; 2004), Mircea Eliade (1992; 2010 ), Carl Gustav Jung (2008; 2012), Leroi-Gourhan (2007), Reginaldo Prandi (2001), Max Weber (1957; 1964; 1968; 1982), Antonio F. Pierucci (2013), Theodor Adorno and Max Horkheimer ( 1985), Malena Contrera (2002; 2006; 2010), Eugenio Trivinho (2001), Francisco Rüdiger (2006), Martin Heidegger (2007), Erik Davis (1998), David Noble (1999), Muniz Sodre (2013), Neil Postman (2006), Walter Benjamin (2013), and others, considers is about building a media technological imagination that appropriates archaic content of the cultural imagination to accredit and adorn marketing practices by a spread of the sacredness of technology specifically, the communication.
Resumo
Esta pesquisa está centrada na tecnossacralidade; na relação entre o sagrado, técnica e tecnologia; e sua presença no cenário comunicacional contemporâneo. O problema que motiva a pesquisa é: em que medida o atual contexto sócio-histórico proporciona que empresas produtoras e distribuidoras de produtos e serviços de tecnologia de comunicação se apropriem de conteúdos do imaginário cultural e os ressignifiquem de tal maneira que mercadorias tecnológicas e suas funções comunicacionais sejam percebidas como sagradas e portadoras de poderes metafísicos? E ainda, quais são as consequências desta apropriação? A hipótese sugerida é que o imaginário tecnológico, elaborado por narrativas da propaganda e da publicidade, vislumbra a tecnologia com uma perspectiva religiosa, vampirizando imagens potencialmente sagradas/mágicas/místicas. A técnica moderna (tecnologia), especificamente as tecnologias de comunicação, utilizada pela lógica do mercado capitalista, é instrumento de dogmatização mercadológica. Para responder tal problemática supracitada e examinar as suposições elencadas, elegeu-se como objeto de pesquisa a corporação multinacional Apple Inc.. Para investigar a questão, o trabalho percorre dois momentos metodológicos. O primeiro passo da pesquisa consiste na coleta e análise das narrativas verbais e visuais de documentários, filmes, sites, livros e biografias especializadas a respeito da Apple e de seu co-fundador Steve Jobs, no período de oito anos (2007 a 2015). Busca-se, neste corpus, a investigação dos elementos que constituem a construção simbólica da tecnossacralidade proposta, a partir de uma análise descritiva, a fim de entender como tal articulação é projetada e construída, interessadamente, pela comunicação mercadológica. Em um segundo momento, a partir das reflexões teóricas de Jorge Miklos (2010; 2012; 2015), Edgar Morin (2011; 2012), Chevalier & Gheerbrant (2015), Joseph Campbell (1997; 2004), Mircea Eliade (1992; 2010), Carl Gustav Jung (2008; 2012), Leroi-Gourhan (2007), Reginaldo Prandi (2001), Max Weber (1957; 1964; 1968; 1982; 2015), Antônio F. Pierucci (2013), Theodor Adorno e Max Horkheimer (1985), Malena Contrera (2002; 2006; 2010), Eugênio Trivinho (2001), Francisco Rüdiger (2006), Martin Heidegger (2007), Erik Davis (1998), David Noble (1999), Muniz Sodré (2013), Neil Postman (2006), Walter Benjamin (2013), entre outros, pondera-se a respeito da construção de um imaginário tecnológico mediático que se apropria de conteúdos arcaicos do imaginário cultural para abonar e adornar práticas mercadológicas por meio de uma propagação da sacralização da tecnologia, especificamente, a de comunicação.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Técnica, Tecnologia, Sagrado, Imaginário, Tecnossacralidade, Apple, Steve Jobs
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudos do Imaginário
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto