“Silvio e Vesgo” – Apontamentos sobre o Voyeurismo Agressivo no Programa “Pânico na TV”
Anexos
Informações
Título
“Silvio e Vesgo” - Apontamentos sobre o Voyeurismo Agressivo no Programa “Pânico na TV”
Autor(es)
Márcio Daliberto Frugoli
Orientador(es)
Malena Segura Contrera
Data de Defesa
10/06/2008
Resumo (EN)
This work addresses the phenomenon of "aggressive voyeurism", a term which we used to describe and study the forms of invasion of privacy and the public image harm. Such aspects were seen on some programs of Brazilian television network. lt is under this approach, a case study of "Silvio and Vesgo" show, part of the programme Pânico na TV, aired on REDE TV Channel. Specifically with regard to the treatment given to the public life of people, several television programs shape its contents based on an assumption that voyeurism becomes the fuel to raise audience rates, drifting away in real "concerts of horrors" and grotesque behavior, resulting in bizarre scenes that are carefully presented. Watching the show aired in the period of 2004 to 2007, we reviewed the format of the show, and selected a few edits and scenes that are copies of the contents of the general framework analysis, which is presented in Chapter 4 and analyzed more carefully, including its aspect of notion of responsiveness as to the legality of the action of presenters with the "interviewed" celebrities. ln the 1 st chapter, we analyze the background on television programs in Brazil where the grotesque aesthetic reigns as entertainment, often with aggressive appeal. ln the following chapter, we work with parts of the program that are considered anchors. As well as, with audience rates, in comparison with other channels of the Brazilian television network, contextualizing the program and seeking to demonstrate the impact generated in the grid of television programming, by the analysis. The 3 of the chapter dealt with aspects related to aggressive voyeurism and catharsis in contemporary society, identifying them as motivating factors in the demand for these programs whose contents revolve around the playful explanation of the private life of public people. And finally in chapter 4, we treat the reversal between the public and private spheres, where often the boundaries of privacy are violated and exceeded, leading to, as shown in some of cases discussed, moral and physical assaults, indemnity lawsuit, public disrespect, and other unusual situations. As theoretical analysis instrument, we can highlight, among many authors studied the work of Muniz Sodré on the theory of the grotesque in the media, the explanations of S. Freud on catharsis, the study of Edgar Morin on the role of voyeurism in the mass culture, J. Baudrillard on the process of modifying the television presented as a real 'telemorfose', Konrad Lorenz on the decadence of the civilizing process, and so many other communication authors that in some way contributed to the production of this work.
Resumo
Este trabalho trata do fenômeno do "voyeurismo agressivo", termo que estamos propondo para estudar as formas de invasão de privacidade e ofensa à imagem pública que são praticadas por alguns programas da televisão brasileira. Trata-se, sob esta óptica, de um estudo de caso do quadro "Silvio e Vesgo", do programa “Pânico na TV”, da Rede TV. Especificamente no que se refere ao tratamento dado à vida de pessoas públicas, vários programas televisivos configuram seus conteúdos pelo pressuposto de que esse voyeurismo se torna o combustível para elevar os índices de audiência, resvalando em verdadeiros “shows de horrores” e em condutas grotescas, resultando em cenas esdrúxulas que são esmeradamente apresentadas. Analisando as veiculações que foram ao ar no período de 2004 a 2007, procedemos à análise do formato e selecionamos algumas edições e cenas que são exemplares do conteúdo geral do quadro estudado, que são apresentadas no quarto capítulo e analisadas mais atentamente, inclusive em seu aspecto de liminaridade quanto à legalidade da ação dos apresentadores com os "entrevistados". No primeiro capítulo, procedemos à análise dos antecedentes na televisão brasileira de programas nos quais o grotesco impera como estética de entretenimento, muitas vezes com apelo agressivo. No capítulo seguinte, trabalhamos com os quadros do referido programa que são considerados âncoras, bem como comparamos os índices de audiência, com os de outros canais da televisão brasileira, contextualizando o programa e buscando demonstrar o impacto gerado, na grade de programação televisiva, pelo quadro analisado.
O terceiro capítulo tratou dos aspectos relacionados ao voyeurismo agressivo e à catarse na sociedade contemporânea, identificando-os como elementos motivadores da procura por esses programas cujos conteúdos giram em torno da explicitação jocosa da vida privada de pessoas públicas. E, finalmente, no quarto capítulo, tratamos da inversão entre as esferas pública e privada, em que muitas vezes os limites da privacidade são violados e extrapolados, provocando, como em alguns casos apresentados, agressões morais e físicas, ações indenizatórias, desrespeito ao público, e outras situações inusitadas. Como instrumental teórico de análise, podemos destacar, entre os vários autores estudados, os trabalhos de Muniz Sodré sobre a teoria do grotesco na mídia; as explicações de S. Freud sobre a catarse; os estudos de Edgar Morin sobre o papel do voyeurismo na cultura de massas; J. Baudrillard sobre o processo de modificação da televisão que se apresenta como uma verdadeira telemorfose; Konrad Lorenz sobre a decadência do processo civilizatório; e tantos outros autores da área da Comunicação, cujas idéias contribuíram para a fiel realização deste trabalho.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Catarse, Privacidade, Voyeurismo
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Cultura
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto