Signos em Tons de Cinza: A Fotografia e as Transformações Urbanas na Capital Paulista
Anexos
Informações
Título
Signos em Tons de Cinza: A Fotografia e as Transformações Urbanas na Capital Paulista
Autor(es)
Luciana Fátima da Silva
Orientador(es)
Carla Reis Longhi
Data de Defesa
11/06/2010
Resumo (EN)
The city of São Paulo has passed for several transformations throughout its history. Some of these transformations were registered in photographs that allow analyzing how the environment has affected the imaginary of some photographers in different historical periods, contributing to the reading development of urban images and to the register of these in particular. As the photography reflects not only the reconstitution of the past, but also the intention of resignification of urban space by the author of the image, were chosen three representative photographers of their times who registered, through their photographs, the urban transformations that have occurred in São Paulo city over time. This research will seek to understand - in interpreting the images of Militão Augusto de Azevedo, Guilherme Gaensly and Cristiano Mascaro -the relationship between photographic images of the city in transformation and the messages left by the photographers. lt will search find out if the urban transformations are responsible for the creation of a photographic language and how this interferes with the formation of an imaginary that feeds on the images taken earlier to continue register the different views of the same city. This research will study the communicative relationship of photography, as a media, in transmission of iconic messages from one period to another, for, at the end, to check the photography acting as a mediator of internal transformations of the photographers (imaginary) and external (urban transformations).
Resumo
A cidade de São Paulo passou por inúmeras transformações ao longo de sua história, algumas das quais foram registradas em fotografias que permitem analisar como o ambiente impactou o imaginário de certos fotógrafos em diferentes momentos históricos, contribuindo para o desenvolvimento da leitura de imagens urbanas e para seu registro de forma particular. Como a fotografia reflete não apenas a reconstituição do passado, mas também a intenção de ressignificação do espaço urbano por parte do autor da imagem, foram escolhidos para o estudo três fotógrafos representativos de suas épocas que registraram as transformações urbanas ocorridas na cidade de São Paulo ao longo do tempo: Militão Augusto de Azevedo, Guilherme Gaensly e Cristiano Mascaro. Esta pesquisa procura compreender, por meio da interpretação das imagens produzidas por esses três profissionais, a relação existente entre as imagens fotográficas da cidade em transformação e as mensagens deixadas pelos fotógrafos. Busca-se descobrir se as transformações urbanas são responsáveis pela criação de uma linguagem fotográfica e como esta interfere na formação de um imaginário que se alimenta das imagens captadas anteriormente para continuar registrando as diferentes visões de uma mesma cidade. Estuda-se a relação comunicativa da fotografia como meio na transmissão de mensagens iconográficas de uma época a outra, para, ao final, verificar a fotografia agindo como mediadora das transformações internas dos fotógrafos (imaginário) e externas (transformações urbanas).
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Fotografia, São Paulo, Cidade, Urbanismo, Imaginário
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto