SÃO PAULO QUASE LINDA: táticas cotidianas da metrópole nas canções do grupo Premê
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Informações
Título
SÃO PAULO QUASE LINDA: táticas cotidianas da metrópole nas canções do grupo Premê
Autor(es)
Mauro Nascimento Clemente
Orientador(es)
Heloísa de Araújo Duarte Valente
Data de Defesa
19/02/2016
Resumo (EN)
This research sought to identify the "everyday tactics" of São Paulo’s citizens inserted in the songs of the Premeditando o Breque, the Premê (musical group linked to Vanguarda Paulista), as memory reports of São Paulo, in the 1980’s. We used a qualitative approach of analytical nature, which sought the most recurrent themes in a sample of 15 (fifteen) songs of the group that tell the daily life of São Paulo: “weather and pollution”; “work and capital”; “means of transport and urban mobility”; “slums and violence”; “stories and legends of the neighborhoods”; “loneliness, ambition and consumption”. These themes were selected according to the concepts of Paul Zumthor, in his book "Tradition and Oblivion". The analysis conceives as a theoretical and methodological basis the ideas of Michel de Certeau, in his book "The Practice of Everyday Life", in which the author considers the practices of citizens who inhabit the modern cities, as tactics to circumvent the strategy of the technostructure of industrial society. We apply these concepts evaluating the craft prodution of Vanguarda Paulista as a tactic of experimental musicians in resistance to the logic of the music industry, the technostructure established in the artistic-musical ambit. In this route, it was described the socio-political context of the time, presented the aesthetic formation of Premê and analyzed the songs of the group from the point of view of the rescue of the "spirit of the city." Among some of the conclusions from this research, it was noted that the songs of Premê have formed musical chronicles, rebuilding the memory of the city, and that they represent a sonorous-musical record of the daily life of São Paulo in the 1980’s.
Resumo
Esta pesquisa procurou identificar as “táticas cotidianas” dos cidadãos paulistanos inseridas nas canções do Premeditando o Breque, o Premê (grupo musical ligado à Vanguarda Paulista), como relatos de memória de São Paulo, na década de 1980. Utilizamos abordagem qualitativa, de natureza analítica, que buscou os temas mais recorrentes em uma amostragem de 15 (quinze) canções do grupo que relatam o cotidiano da metrópole paulistana: “clima e poluição”; “trabalho e capital”; “meios de transporte e mobilidade urbana”; “favelas e violência”; “histórias e lendas dos bairros”; “solidão, ambição e consumo”. Estes temas foram selecionados de acordo com os conceitos de Paul Zumthor, em seu livro “Tradição e Esquecimento”. A análise concebe como base teórico-metodológica as ideias de Michel de Certeau, em seu livro “A Invenção do Cotidiano”, em que o autor considera as práticas dos cidadãos que habitam as cidades modernas, como táticas para contornar a estratégia da tecnoestrutura da sociedade industrial. Aplicamos estes conceitos avaliando a produção artesanal da Vanguarda Paulista como tática dos músicos experimentais em resistência à lógica da indústria fonográfica, a tecnoestrutura instaurada no âmbito artístico-musical. Nesse percurso, foi estabelecido o contexto sociopolítico da época, apresentada a formação estética do Premê e analisadas as canções do grupo sob o ponto de vista do resgate do “espírito da cidade”. Dentre algumas das conclusões resultantes desta pesquisa, notou-se que as canções do Premê formaram crônicas musicais, reconstruindo a memória da cidade, e que elas representam um registro sonoro-musical da vida diária da São Paulo da década de 1980.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Premê, Canção Popular, Cotidiano, São Paulo, Vanguarda Paulista
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Centro de Estudos em Música e Mídia
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto