‘Sandman’ de Neil Gaiman sob a óptica do regime noturno das imagens
Anexos
Informações
Título
‘Sandman’ de Neil Gaiman sob a óptica do regime noturno das imagens
Autor(es)
Adriano Tadeu Nouman Sallun
Orientador(es)
Malena Segura Contrera
Data de Defesa
06/06/2016
Resumo (EN)
This work aims to show one of the most celebrated works and awarded of comics, Sandman, of prolific English author Neil Gaiman, the postmodernist elements of this work, showing that it is a characteristic so striking this author, in all his works. Sequentially we'll show that our object of study It was built through the assemblage of myths, fantasies and legends which are social links conditioners, thus an excellent example so represent a mass culture product so characteristic of twentieth century. The comics are a kind of product what serving the needs this syncretic action which is the homogenization of culture. We also try to show that our object leads us directly to a part of the imaginary theory developed by thinker Gilbert Durand. When we compare other author's works with our object can identify very clearly, the temporality of postmodernity, so remarkable in his work. We show well as any product of mass culture, even when innovative, or original. The authors of mass culture products, usually go the ancient past get the needed references to build their narratives. In the Gaiman's case, it uses various mythologies, mainly Greek-Roman, using a lot of medieval legends and direct references the age of gold and silver of comics all combined with gothic scene, post-punk, that marked the 1980s. We will also show that despite all grim spirit. Lastly, we will also show that despite all grim spirit of Sandman, our object of study also brings the harmonics and gregarious universe so well outlined in studies of Gilbert Durand on The Anthropological Structures of the Imaginary, especially in nightly reign of images. The research was based on an extensive literature search based on the theoretical imaginary, Myth and Culture such as Edgar Morin, Gilbert Durant, Mircea Eliade, Joseph Campbell, Norval Baitello Jr. and Malena Contrera among many others.
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivos apresentar em uma das obras mais celebradas e premiadas das histórias em quadrinhos, Sandman, do prolífico autor inglês Neil Gaiman, os elementos pós-modernos, mostrando ser essa uma marca tão característica desse autor em todos seus trabalhos. Em sequência, mostramos que o nosso objeto de estudo foi construído por meio da aglutinação de mitos, fantasias e lendas, que são condicionadores de vínculos sociais; é assim, um exelente exemplo de um produto de cultura de massa, tão do século XX, que busca por meio dessa ação sincrética, atender à demanda da indústria da cultura, que é a universalização, a homogeinização da cultura. Também tentamos mostrar que nosso objeto trata-se de uma obra que nos remete diretamente a uma parte da teoria sobre o imaginário desenvolvida por Gilbert Durand. Ao comparar outras obras do autor com nosso objeto, identificamos claramente a temporalidade pós-moderna tão marcante em seu texto; além disso, mostramos também como qualquer produto de cultura de massa, mesmo quando inovador, vai no passado buscar os elementos que irão constituir o centro da narrativa, no caso de Gaiman, desde mitologias diversas, principalmente a grega, passando por lendas medievais, usando referências da Era de Ouro dos quadrinhos, elementos da modernidade, até chegar no cenário gótico, o pós-punk, que marcaria toda a década de 1980. Mostramos que apesar de todo o aspecto soturno da obra, a mesma apresenta também os universos harmônicos e gregários, tão bem delineados no Regime Noturno das imagens. A investigação baseou-se em uma extensa pesquisa bibliográfica fundamentada em teóricos do Imaginário, do Mito e da Cultura, tais como Edgar Morin, Gilbert Durant, Mircea Eliade, Joseph Campbell, Norval Baitello Jr. e Malena Contrera, entre vários outros.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Pós-Moderno, Mitos, Imaginário, História em Quadrinhos
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudos do Imaginário
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto