Revista Veja impressa e on-line: dois meios, dois discursos
Anexos
Informações
Título
Revista Veja impressa e on-line: dois meios, dois discursos
Autor(es)
Vanderleia Alberti
Orientador(es)
Carla Reis Longhi
Data de Defesa
23/03/2015
Resumo (EN)
This work was developed with the objective to compare the discursive strategies adopted in the subjects of the printed VEJA magazine and online magazine in the period of six months. The problem that guided the research was: what characteristics differentiate the discourse of the VEJA, on politics; in what does it refer to the language of two different media? The hypothesis is of what, because of being treated as different supports, even being under the same brand, are two products and, therefore, with different characteristics. We present the changes of the society of the information along the time; the influence of the capital in the social relations and the interference of the media; journalism theories and the consequences of globalization. In the selected corpus, the recurring themes been identified in the magazine as corruption and election. Inside the subjects been worked critical and discursive strategies of each media, compared authorized to speak and silences in each medium. The used materials been confronted by the methodology of the analysis of the content with referential system in Laurence Bardin and of speech with Dominique Maingueneau, when the characteristics own to each support were noticed. We conclude that both printed VEJA magazine as online magazine deal with the same content but with different ways of approach. Likewise as the criticisms strategies opinion, irony, aggression, repetition, insinuation and comparison are present in the digital content but in this less explicit form. In the discursive strategies, the differences are accented mainly in the identification of the sources, despite both present indirect speech, lack of communication and silences. You can see more easily the political ideological vision on the printed VEJA magazine.
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de comparar as estratégias discursivas adotadas nas matérias da revista “Veja” impressa e on-line. O corpus, composto de 67 matérias, foi coletado no período compreendido entre janeiro e junho de 2013, na coluna Brasil da revista impressa e todas as matérias decorrentes destas, divulgadas pelo Twitter de “Veja”. Apresentamos as mudanças da sociedade da informação ao longo do tempo; a influência do capital nas relações sociais e a interferência da mídia; as teorias do jornalismo e as consequências da globalização. No corpus selecionado, foram identificados os temas recorrentes na revista como ‘corrupção’ e ‘eleição’. Dentro dos temas, foram trabalhadas as estratégias críticas e discursivas de cada meio, comparados os autorizados a discursar e os silêncios em cada um dos suportes. Os materiais utilizados foram confrontados pela metodologia da análise do conteúdo e de discurso, observadas as características próprias de cada suporte. O conteúdo foi analisado pelos temas; frequência de menção a personalidades e partidos políticos; opinião; ironia; agressividade; saturação; insinuação e comparação. O discurso foi analisado a partir de quem é autorizado a usar a palavra; quem são e como se utilizam as fontes. As estratégias discursivas adotadas encontradas foram a construção de personagens; incomunicação e silêncios.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Discurso, Ironia, Estratégias Discursivas
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia, Cultura e Política: Identidades, Representações e Configurações do Público e do Privado no Discurso Midiático
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto