Revista ‘Realidade’: representações na mídia impressa brasileira em 1966/1967 – tempos de transformações políticas e socioculturais
Anexos
Informações
Título
Revista ‘Realidade’: representações na mídia impressa brasileira em 1966/1967 - tempos de transformações políticas e socioculturais
Autor(es)
Talita Franco de Godoy
Orientador(es)
Carla Reis Longhi
Data de Defesa
18/03/2013
Resumo (EN)
This study has as its corpus magazine Realidade, editorial printed product, launched by Editora Abril, in April 1966. It was found, as the central issue, if it brought contributions to Brazilian society for social and cultural changes that have happened at that time. Sought to understand how was the society, through discourse analysis in some selected reports, as well as letters from readers. It also examined the journalistic aspects of the magazine, tracing its profile as editorial product. Issues no. 07, 08, 10 and 11 provide most of the material quoted in the study within 12 issues analyzed. It was the theoretical basis in consultation with authors such as Faro; Vilas Boas; Ferrari; Sodré; Medina; Foucault; Martin-Barbero; Ventura; Mota; Marão and Ribeiro, among others.
Resumo
Este estudo tem por corpus a revista ‘Realidade’, produto editorial impresso, lançado pela Editora Abril, no mês de abril de 1966. Verificou-se, como questão central, se ela trouxe contribuições à sociedade brasileira para as mudanças socioculturais que aconteceram naquela época. Buscou-se compreender como era a sociedade, por meio da análise do discurso em algumas reportagens selecionadas, assim como pelas cartas dos leitores. Analisou-se, também, os aspectos jornalísticos da revista, traçando o seu perfil como produto editorial. As edições nº 07, 08, 10 e 11 forneceram a maior parte do material citado no estudo dentro das 12 edições analisadas. Constituiu-se o embasamento teórico em consulta a autores como Faro; Vilas Boas; Ferrari; Sodré; Medina; Foucault; Martim-Barbero; Ventura; Mota; Marão e Ribeiro, entre outros.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Comportamento, Discurso, Sociedade, Reportagem, Revista Realidade
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia, cultura e política: identidades, representações e configurações do público e do privado no discurso midiático
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto