Representações Virtuais da Instituição Escolar: um estudo de caso no Orkut
Anexos
Informações
Título
Representações Virtuais da Instituição Escolar: um estudo de caso no Orkut
Autor(es)
Sonja Marques Rodrigues Antiqueira
Orientador(es)
Carla Reis Longhi
Data de Defesa
23/08/2010
Resumo (EN)
School Virtual Representations: An Orkut Case Study is a research which has the purpose to understand and analyse the school virtual representations through the Orkut relationship site communities. Assuming that students and teachers organize themselves in interaction, the research firstly studies how the students represent themselves in the communities and which descriptions they elaborate from the school. ln a second step the project looks carefully at the representations the teachers make from themselves and from the institution, confronting them with the students', trying to find some connection between them.
From the referential of the late modernity analysis, the research aims to: discuss how the new model of interaction and social organization contributes to the construction of the students' and teachers' representations; check the representations the students have of themselves and their representations of the educational institution; identify the representations that teachers have of themselves, of their students and of the
r school; understand the degree of interaction between the students' and teaches' representations in view of the institution.
The research is qualitative, referenced in netnography, because it is a method that enables the study of different cultures, among them we have the cyberculture. The work started with a bibliographical search, supervised by the counselor so that we could refer to theoretically. lt was our choice together with the counselor’s support the idea of having thinkers who corroborate for the communication and education area, such as Nicholas Sevcenko for the acquaintance of the changes that occurred in the twenty-first century; Zygmunt Bauman with the late modernity and the community concepts; Norval Baitello and Flusser for the image-building, communication and misinformation concepts; Stuart Hall, Anthony Guiddens for the construction of identity; Erving Goffman with the representations concept.
We started the research through an anonymous personal page on the site Orkut. Our intention to remain anonymous is due to the fact that we are active subjects in the search field, avoiding what, according to Travancas (2006), could be an "observant participation".
At first, we selected 72 communities whose titles and descriptions addressed topics related to students and schools. At the same time reading the posts we developed the theoretical referential appropriation, which allowed us a new selection of communities which are centered in opposition to feelings of love and hatred for school. As we understand that teachers and students organize themselves in interaction, we retook some forums from the "Occupation Teacher" Community, in order to analyze the representations they elaborated from the institution. From the data collection, we developed the understanding that the communities answer the students desires as a space for idealized characterizations the same happening with the teachers, which explains the rise of fragmented and unreal identities in the school, explaining the different representations of students and teachers.
Resumo
“Representações Virtuais da instituição escolar: um estudo de caso no Orkut” é uma pesquisa que se propõe a compreender e analisar as representações da instituição escolar por meio de comunidades do site de relacionamento do Orkut. Partindo do pressuposto que alunos e professores se constituem em interação, a pesquisa analisa primeiramente como os alunos se representam nas comunidades e quais as representações que elaboram da instituição escolar. Num segundo momento, o trabalho analisa as representações que os professores formam de si e da instituição escolar, confrontando-as com as representações dos alunos, buscando encontrar entre elas alguma relação. A partir dos referenciais de análise da modernidade tardia, a pesquisa se propõe a: debater como o novo modelo de interação e organização social colabora para as construções das representações dos alunos e professores; analisar as representações que os alunos têm de si mesmo e as suas representações da instituição escolar; identificar as representações que os professores têm de si, de seus alunos e da instituição escolar; entender o grau de interação entre as representações de alunos e professores ante a instituição escolar. A pesquisa é qualitativa, referenciada na etnografia, por tratar-se de um método que possibilita o estudo de várias culturas, dentre elas a cibercultura. O trabalho iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica e, com o auxílio da orientadora, a opção por pensadores corroborados pela área da comunicação e educação, como Nicolau Sevcenko para o entendimento das transformações ocorridas no século XXI; Zygmunt Bauman com os conceitos de modernidade tardia e comunidade; Norval Baitello e Flusser para os conceitos de construção de imagem, comunicação e incomunicação; Stuart Hall, Anthony Guiddens para a construção da identidade; Erving Goffman com o conceito das representações.
Demos entrada no campo da pesquisa, por meio de uma página pessoal anônima no site do Orkut. Nosso intuito ao manter o anonimato deve-se ao fato de sermos sujeitos ativos no campo de pesquisa, evitando o que, segundo Travancas (2006), poderia ser uma “participação observante”. A princípio, selecionamos 72 comunidades cujos títulos e descrições abordavam conteúdos relacionados aos alunos e às escolas. Paralelamente à leitura das postagens, desenvolvemos a apropriação dos referenciais teóricos, o que nos permitiu uma nova seleção de comunidades centradas na oposição dos sentimentos de amor e ódio pela instituição escolar. Por entendermos que professores e alunos constituem-se em interação retomamos alguns fóruns da comunidade “Profissão Professor” com o objetivo de analisar as representações por eles elaboradas da instituição escolar. A partir da coleta de dados, desenvolvemos o entendimento de que as comunidades atendem aos desejos dos alunos como espaço de projeção de caracterizações idealizadas, o mesmo ocorrendo com os professores, o que explica o surgimento no espaço escolar de identidades fragmentadas e ilusórias, explicando as diferentes representações de alunos e professores.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Imagem, Representação, Corpo, Escola
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia, cultura e política: identidades, representações e configurações do público e do privado no discurso midiático
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto