Representações do gênero masculino na propaganda de moda voltada à mulher: revista ‘Vogue’
Anexos
Informações
Título
Representações do gênero masculino na propaganda de moda voltada à mulher: revista ‘Vogue’
Autor(es)
Roberto Balduzzi
Orientador(es)
Barbara Heller
Data de Defesa
12/03/2014
Resumo (EN)
We analysed the advertisements addressed to the woman in Vogue magazine, focusing on the building of the male gender, its representations and speech genders as building of senses. We used the theories of Pierre Bourdieu and Gilles Lipovetsky for the gender and contemporary issues. As methodology we applied descriptive and qualified analysis, checking the proportions and their meanings, as well as the way the referred advertisements organize their power relations on the male social role against the female one. We intend to confirm or reject the hypothesis that the main international fashion brands advertisements on the world main female magazine, Vogue, brings on its message a complete fading of the male figure or its setting in a minor social role.
Resumo
Analisamos as peças publicitárias direcionadas à mulher e veiculadas na revista ‘Vogue’, focalizando a construção do gênero masculino, suas representações e os gêneros do discurso como construção de sentidos. Utilizamos as teorias de Pierre Bourdieu e Gilles Lipovetsky para as questões de gênero e contemporaneidade. Como metodologia, aplicamos a análise descritiva e qualitativa, verificando as proporções e seus significados, bem como a maneira que as publicidades referidas organizam as relações de poder ou o papel social desempenhado pelo gênero masculino em confronto com o feminino. Pretendemos confirmar ou rejeitar a hipótese de que a publicidade de moda dirigida pelas principais marcas internacionais e veiculadas na principal revista de moda feminina no mundo, a revista ‘Vogue’, traz em sua mensagem um apagamento da figura masculina ou coloca-a em um papel social de menor relevância.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Revista Vogue, Violência de Gênero, Gênero do Discurso, Publicidade, Moda
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia, cultura e política: identidades, representações e configurações do público e do privado no discurso midiático
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto