Representações da sustentabilidade na propaganda: uma visão do jovem consumidor
Anexos
Informações
Título
Representações da sustentabilidade na propaganda: uma visão do jovem consumidor
Autor(es)
Solimar Garcia
Orientador(es)
Carla Reis Longhi
Data de Defesa
09/04/2010
Resumo (EN)
To find out how the young student understand the sustainability theme, so recurring in the media recently, especially what comes through advertising. This research deals with the understand of that public, as well as their perceptions and appropriations of discourses and representations shown in an advertising company. It presents a discussion of consumption and contemporary society, proposing an update on the subject, a dialogue with other authors, and a historical approach on how the globalized world came to what it is lived today: a complex society, contradictory and swinging that can be treated as consumption, and its inhabitants, portraying this reality, as consumers. A history of social responsibility, sustainable development and sustainability, since its emergence as a global concern and its implementation and incorporation into the business world, exploring the issue such as speech of propaganda used to gain image and credibility on its behalf. Discusses the study of reception from the cognitive analysis of an advertisement, and analyzes the elements present in it, that could promote a better understanding of the issue among that public.
Resumo
A dissertação objetiva descobrir como o jovem universitário compreende o tema sustentabilidade, tão recorrente na mídia nos últimos tempos, especialmente o que aparece por meio da propaganda. Esta pesquisa trata do entendimento desse público, bem como de suas percepções e apropriações dos discursos e das representações mostradas na propaganda de uma empresa. Apresenta-se uma discussão sobre consumo e a sociedade contemporânea, propondo-se uma atualização sobre o tema, num diálogo com diversos autores, além de uma abordagem histórica de como o mundo globalizado chegou ao que se vive atualmente: uma sociedade complexa, contraditória e oscilante que pode ser tratada como de consumo, e seus habitantes, retratando essa realidade, como consumidores. Um histórico da responsabilidade social, desenvolvimento sustentável e da sustentabilidade, desde seu aparecimento como preocupação mundial e sua aplicação e incorporação pelo universo empresarial, explorando o assunto como discurso de propaganda e utilização com ganhos de imagem e de credibilidade em sua representação. Discutem-se os estudos de recepção, a partir da análise cognitiva de uma propaganda, e examinam-se elementos nela presentes que poderiam favorecer a melhor compreensão do tema entre esse público.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Comunicação, Consumidor, Consumo, Recepção, Responsabilidade Social
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia, Cultura e Política: identidades, representações e configurações do público e do privado no discurso midiático
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto