Reflexões sobre educação na cibercultura: uma visão crítica sob a óptica da Comunicação
Anexos
Informações
Título
Reflexões sobre educação na cibercultura: uma visão crítica sob a óptica da Comunicação
Autor(es)
Ana Lucia Diana
Orientador(es)
Mauricio Ribeiro da Silva
Data de Defesa
20/08/2015
Resumo (EN)
This research aims to understand the relationship between Communications and Cyberculture, referencing the media ideas about computer technology use in Education. The research problem concerns a virtually unanimous speech that the crisis in educational institutions is due to their lack of adaptation to the revolution in XXI century communication and that only with features offered by the internet connection it will be possible to solve it, since these resources provide a communication that may allow more freedom and democratic experience, besides a vast field for the dissemination of knowledge. It was adopted as hypothesis that instead of freedom, computer equipment favor more control and, rather than democracy, more massification. As educational institutions are primarily responsible for preparing the individual for the roles demanded by the society, they could not help validate the discourse of suffering from a lag due to an incompatible communication with the current needs. The goal is to present the news, represented by newspapers and online magazines, about the use of computer technology in education and see how it relates to theories of cyberculture and if there is some kind of movement toward criticism. For the investigation, a bibliographical and exploratory research was done in order to find out the origin of the speech that advocates the computer as essential to life in the twenty-first century. The theories of cyberculture by Rüdiger, which present a comprehensive and critical view, were essencial. Authors in favor of computer technology as Lévy, Castells, Sibilia and Silva were important for their connection with the Communication and their influence in Education. The collection of newspaper and magazine articles served as background and proof that there is a single speech in agreement with the projects of cyberculture. The counterpoint was built from authors like Cazeloto, Miklos, Rüdiger, Trivinho, among others. With this critical reflection, the relevance of the research is justified by the contribution, both for Communication and Education, that there is a discussion beyond the means.
Resumo
Esta pesquisa visa compreender as relações entre Comunicação e Cibercultura, tendo como referencial notícias acerca do uso de tecnologia informática na Educação. O problema da pesquisa diz respeito a um discurso praticamente unânime de que a crise nas instituições de ensino é devida à falta de adequação à revolução na comunicação do século XXI e que somente com recursos oferecidos pela conexão com a internet será possível saná-la, uma vez que tais recursos proporcionam uma comunicação que pode possibilitar mais liberdade e vivência democrática, além de um vasto campo para a disseminação do conhecimento. Adotou-se como hipótese que, ao invés de liberdade, os equipamentos informáticos favorecem mais controle e, ao invés de democracia, mais massificação. Sendo as instituições de ensino as principais responsáveis pela preparação do indivíduo para os papéis exigidos pela sociedade, elas não poderiam deixar de validar o discurso de que sofrem de uma defasagem devido a uma comunicação incompatível com as necessidades atuais. O objetivo é apresentar notícias de jornais e revistas on-line a respeito do uso de tecnologia informática na Educação e verificar como ele se relaciona com as teorias da cibercultura e se há algum tipo de movimento em direção à crítica. Para a investigação, realizou-se pesquisa bibliográfica e exploratória, a fim de buscar a origem do discurso que preconiza a informática como essencial à vida no século XXI. Foram fundamentais as teorias da cibercultura de Francisco Rüdiger, as quais apresentam uma visão abrangente e crítica. Autores defensores da tecnologia informática como Lévy, Castells, Sibilia e Silva foram importantes por sua ligação com a Comunicação e por sua influência na área da Educação. O levantamento de artigos de jornais e revistas serviu como pano de fundo e comprovação de que há um discurso único e consoante com os projetos da cibercultura. O contraponto foi construído a partir de autores como Cazeloto, Miklos, Rüdiger, Trivinho, entre outros. Com essa reflexão crítica, a relevância da pesquisa justifica-se pela contribuição, tanto para a Comunicação quanto para a Educação, de que há uma discussão para além dos meios.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Comunicação e Educação, Cibercultura, Tecnologia informática na Educação, Comunicação e Tecnologia
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudos do Imaginário
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto