Propaganda Televisiva de Prevenção à AIDS: possibilidades e desafios
Anexos
Informações
Título
Propaganda Televisiva de Prevenção à AIDS: possibilidades e desafios
Autor(es)
Rafaela de Andrade Nunes
Orientador(es)
Eduardo Peñuela Cañizal
Data de Defesa
14/08/2006
Resumo
Nesta pesquisa, pretende-se contribuir com o debate sobre a utilização dos media como veiculadores de temas sociais, abordando as campanhas de prevenção à Aids no Brasil. Através da análise das produções teórico/filosóficas sobre a temática, objetivou-se avaliar em que medida as campanhas de prevenção à Aids estão contribuindo para transformações nos modos existenciais societários, incluindo mudanças comportamentais na afirmação de uma vida ética e do cuidado de si. Foi analisada, levando em conta suas configurações semântico-expressivas, uma propaganda televisiva intitulada “Banda Eva” veiculada durante o carnaval de 1998, selecionada entre um conjunto de campanhas, contratadas pelo Ministério da Saúde, no período de 1991 a 2003. Campanhas preventivas exigem uma ruptura com os valores morais predominantes na sociedade brasileira que, sustentados por modelos de verdade, instituíram e vem sustentando preconceitos e estereótipos sociais como o racismo, a divisão hierárquica de gênero, a negação dos saberes populares, entre outros. Fruto da passagem do mito à racionalidade técnico/científica, tais valores morais desconsideram as afetações/experimentações, norteadoras da Ética e da vinculação entre os seres humanos, através do processo de naturalização das construções sócio/políticas. Este processo está na base da emergência do capitalismo, que submete as relações humanas às de mercado/lucro. Essa inversão valorativa, em que se visa o lucro e não o bem-estar humano, tem provocado o acirramento das desigualdades sociais que, explicadas pela racionalidade individualizante, culpabiliza os sujeitos, tirando-lhes a potência de agir/questionar tal realidade, uma vez justificada cientificamente como natural. Análises contemporâneas mostram a ligação estreita entre os media e a reprodução dessa ideologia através da indústria cultural que, eliminando os aspectos críticos e polêmicos dos acontecimentos que veicula, impossibilita ao espectador o exercício de pensamento crítico e transformador. A análise do anúncio “Banda Eva” constatou tal reprodução, pois tanto a técnica quanto o discurso utilizados estão baseados na lógica mercadológica e não na criação de outras sensibilidades/modos de pensamento norteadores dos vínculos societários. Observa-se, no atual debate, unanimidade quanto ao poder vinculador televisivo. Entretanto, uma minoria acredita nas possibilidades deste meio de comunicação como veículo de prevenção, uma vez que ele está comprometido com o mercado e não com a promoção de vínculos solidários e democráticos necessários à transformação societária.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Televisão, Propagandas, Prevenção à Aids
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto