Processos Antropofágicos e Iconofágicos na Moda: Um Estudo sobre a Indumentária do Movimento Tropicalista
Anexos
Informações
Título
Processos Antropofágicos e Iconofágicos na Moda: Um Estudo sobre a Indumentária do Movimento Tropicalista
Autor(es)
Fernanda Leite dos Santos
Orientador(es)
Jorge Miklos
Data de Defesa
20/06/2017
Resumo (EN)
Tropicalismo is an artistic movement based upon modernist experiences, such as Antropofagia, which would affirm to be possible to absorb and recycle in a creative manner the contents of cultural products from abroad. With parodic, allegorical, carnivalesque and imagistic features, Tropicalismo intended to renew the Brazilian arts as a whole from the standpoint of pop culture, both local and international, and other flourishing avant-garde trends like the Concretismo that reflected on poetry and visual and fine arts by that time. Having as a starting point the essay “Manifesto Antropofágico” written by Oswald de Andrade and the concept of Iconofagia by Norval Baitello Jr., this research aimed at looking over the cultural appropriations made by the cultural movement, in particular to what concerns the typical dressing code. The main concern that triggered the investigation was: Were there any processes related to Antropofagia and Iconofagia that influenced the costumes and accessories worn by the Tropicalismo followers, known as the Tropicalistas? It was adopted the hypothesis that that typical manner of consuming and disseminating culture was also present in the way of interpreting trends. The young generation belonging to the counterculture movements that contributed to the dissemination of fashion through the Bubble Up concept, particularly in this research the Tropicalistas, lived a moment of intense questioning and used to study several cultures which channeled into the way they dressed, as well. The methodology chosen is theoretical in nature with a qualitative approach. The present essay has contributions from authors such as Oswald de Andrade (1928), Norval Baitello Junior (2014), Celso Favaretto (1979), Darcy Ribeiro (1995), Kathia Castilho (2001), Carol Garcia (2010), and Maria Claudia Bonadio (2011). Besides the texts by communication and cultural theorists, in order to show evidence of the academic hypothesis it was also consulted documentaries, magazines and scientific articles, as well as archives of newspapers and periodicals published by then. The processes associated with Antropofagia and Iconofagia were observed in the development and spread of the Tropicalista fashion. References to Antropofagia were reportedly made by Regina Boni, while the concept of Iconofagia was spread and marketed by means of the image of artists broadcast on television, in newspapers, magazines and concerts, and in particular in the products of the brand created by Regina Boni, inspired by the trendy clothes the artists used to wear, named “Ao Dromedário Elegante”.
Resumo
O Tropicalismo foi um movimento cultural que se apoiou em teses modernistas como a Antropofagia, que acreditava ser possível absorver e reaproveitar de maneira criativa os conteúdos dos produtos culturais estrangeiros. Paródico, alegórico, carnavalesco e imagético, o Tropicalismo procurava reinventar as artes brasileiras a partir da cultura “pop” – brasileira e internacional – e de correntes da vanguarda artística como o concretismo que se instalou na poesia e nas artes plásticas e visuais. Tendo como ponto de partida o Manifesto Antropofágico, de Oswald de Andrade, e o conceito de Iconofagia de Norval Baitello Jr., a investigação buscou averiguar as apropriações culturais pelo movimento, em particular em suas vestimentas. A questão central que motivou a investigação foi: existiram processos antropofágicos e iconofágicos na formação do figurino e da indumentária dos Tropicalistas? Adotou-se como hipótese que a maneira antropofágica e iconofágica de consumir e disseminar cultura estão presentes também na forma de interpretar tendências. Os jovens contestadores, classificados como pertencentes aos movimentos de contracultura e que contribuem para disseminação da moda através do conceito Bubble Up, nesta pesquisa, em especial, os Tropicalistas viviam um momento de profundo questionamento e estudos de diversas culturas e transmitiram isto também através do seu modo de vestir. A metodologia é de natureza teórica com abordagem qualitativa. O corpo teórico é apoiado com as contribuições de autores como Oswald de Andrade (1928), Norval Baitello Junior (2014) Celso Favaretto (1979), Darcy Ribeiro (1995), Kathia Castilho (2001), Carol Garcia (2010) e Maria Claudia Bonadio (2011). Ao lado dos teóricos da comunicação e da cultura, para a comprovação da hipótese foram consultados documentários, revistas e artigos científicos e arquivos de jornais e revistas do período. Os processos antropofágicos e iconofágicos estiveram presentes na disseminação e criação da moda Tropicalistas, as referências antropofágicas foram declaradamente utilizadas por Regina Boni, já os conceitos iconofágicos foram disseminados e comercializados por meio da imagem dos artistas veiculadas na televisão, em jornais, revistas e shows e na comercialização de produtos na marca criada por Regina Boni, a partir do sucesso das roupas que os artistas utilizavam: Ao Dromedário Elegante.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Antropofagia, Iconofagia, Bubble Up, Moda, Tropicalismo
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudos do Imaginário
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto