Patrimônio cultural radiofônico paulista
Anexos
Informações
Título
Patrimônio cultural radiofônico paulista
Autor(es)
Renato César de Souza Teixeira
Orientador(es)
Antônio Adami
Data de Defesa
01/03/2019
Resumo (EN)
This research approaches heritage with emphasis on the radio in São Paulo. From the earliest years of its advent, the radio played a major role in politics, education, and culture, being the interlocutor of events that became the history of São Paulo, Brazil, and the world. It left countless memories, which oral history can tell us, or that could describe us. It remains being the key to the communication of São Paulo, having played a major role in the 1932 revolution among many other historical events of the state, or in the unveiling of names like Osvaldo Moles and Adoniran Barbosa, among many other artists, as well as journalists. Its presence in the memory of the city and state makes the records that were made through it deserve the proper safeguard with a patrimony status. The approach of our research demonstrates the need of taking care of its history in São Paulo, and with everything that is directly related to it, and which we consider as the Radio Cultural Patrimony of São Paulo. Through the analysis of concepts and theories about orality, memory, and patrimony, along with interviews with people related to its history, we would like to make more evident the importance of this medium in the cultural development of São Paulo.
Resumo
A pesquisa trata do patrimônio cultural radiofônico, enfatizando o rádio em São Paulo. Desde os primeiros anos de seu surgimento, o rádio teve papel marcante na política, educação e cultura, tendo sido o interlocutor de acontecimentos que entraram para a história de São Paulo, do Brasil e do mundo. Deixou inúmeras memórias, que a história oral nos conta, ou que ainda vai nos retratar. Segue sendo peça-chave na comunicação de São Paulo, tendo tido papel de grande relevância na Revolução de 1932, entre tantos outros acontecimentos históricos do Estado, ou ainda na revelação de nomes como Osvaldo Moles e Adoniran Barbosa, entre demais artistas e jornalistas. A sua presença na memória da cidade e do Estado faz com que os registros feitos por meio dele mereçam a devida salvaguarda, com status de patrimônio. A abordagem desta pesquisa demonstra a necessidade de cuidado que se deve ter com essa história em São Paulo e com tudo que com ela esteja diretamente relacionado, e que a consideramos como patrimônio cultural radiofônico de São Paulo. Por meio da análise de conceitos e teorias sobre oralidade, memória e patrimônio, juntamente com entrevistas realizadas com pessoas ligadas à sua história, queremos deixar evidente a importância deste meio na formação cultural de São Paulo.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Patrimônio, Rádio, História dos meios, Memória, São Paulo
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia, Cultura e Memória
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto