Os Interlocutores Midiáticos – um Estudo de Caso da Construção Comunicacional de um Website Acadêmico
Anexos
Informações
Título
Os Interlocutores Midiáticos - um Estudo de Caso da Construção Comunicacional de um Website Acadêmico
Autor(es)
Fernando Pedro de Moraes
Orientador(es)
Geraldo Carlos do Nascimento
Data de Defesa
26/08/2008
Resumo (EN)
This dissertation presents a study of the use and of the construction comunicacional of the virtual space of learning Moodle, for support to the teachinglearning of roam of traditional class of the Courses of Administration of Company of Metropolitan Universities of Campinas - METROCAMP, under the orientation and tutor of Teacher Fernando Moraes. Specifically, Moodle will be used in a platform configured as a Web the teacher's own Site, that will highlight and it will demonstrate an analysis and a perception of the interactions mediated by the platform Moodle of this it adapts virtual of learning and involved agents, as teacher and students. To consolidate this research, collections of data were accomplished through questionnaires and control of access of the tool of the virtual atmosphere of learning. A sample of 145 students of the courses of Administration was used, of the 3o Semester, in the period from 2003 to 2007 for accompaniment of the activities and of the actions that all the agents made in this it adapts virtual of learning. The 1 st chapter, it portrays the technological context of the communication and the relationship of the interactive with the virtual way, demonstrating data researched on some purposes of use of the Web, your relationship with the Education and the Training, the used tools and the users of this space. The 2nd chapter, he works with the definitions and concepts of the virtual atmosphere of learning that it is object of this research, Moodle, telling your report and your characteristic principal. ln the 3rd chapter, Teacher Fernando Moraes' virtual space is demonstrated, mediated by the tool Moodle, describing your functionalities and your relationship with the agents' interaction involved in this process of construction teaching-learning comunicacional. Finally, the 4th chapter, reference the relationships of the interactions among the atmosphere Moodle, the teacher and the students. We described comparisons done between Moodle and the roam of traditional class, detaching the use relationship between the virtual atmosphere and your agents involved with all the tools offered in this interaction. As theoretical reference of analysis, can highlight, among the several studied authors, Alex Primo works and André Lemos we Read about the theory of the interaction and interactive and the interaction mediated by computer, Howard Rheingold's explanations, for it belonging one to the first authors the indeed to use the term "virtual" community for the human groups that joined and they maintained social relationships in the cyberspace, it can contribute for your observations and placements in public discussions for an appropriate time, with enough human feelings, to form nets of personal relationships in the cybernetic space, here associating the cyberspace to the Web researched Site and studied. Robert Yin with your planning placements and methods for structuring and definition of case studies, as well as the so many other authors' of the area of the Communication use that contributed with your ideas to the accomplishment of this dissertation in some way.
Resumo
Esta dissertação apresenta um estudo da utilização e da construção comunicacional do espaço virtual de aprendizado Moodle, para suporte ao ensino-aprendizado de sala de aula tradicional dos Cursos de Administração de Empresa das Faculdades Metropolitanas de Campinas – METROCAMP, sob a orientação e tutoria do Professor Fernando Moraes. Especificamente, o Moodle é utilizado em uma plataforma configurada como um Website próprio do professor, que destaca e demonstra uma análise e uma percepção das interações comunicativas deste ambiente virtual de aprendizado e de agentes envolvidos, como professor e alunos.
Para consolidar esta pesquisa, foram realizadas coletas de dados por meio de questionários e controle de acesso da ferramenta do ambiente virtual de aprendizado. Foi utilizada uma amostra de 145 alunos dos cursos de Administração, do 3o semestre, no período de 2003 a 2007, para acompanhamento das atividades e das ações de todos os agentes neste ambiente virtual de aprendizado.
No primeiro capítulo, são retratados o contexto tecnológico da comunicação e a relação da interatividade com o meio virtual, bem como dados pesquisados sobre os propósitos de utilização da Web, sua relação com a Educação e o Treinamento, as ferramentas utilizadas e os usuários deste espaço. No segundo capítulo, são apresentadas as definições e conceitos do ambiente virtual de aprendizado que é objeto desta pesquisa, o Moodle, relatando seu histórico e suas principais características. No terceiro capítulo, é demonstrado o espaço virtual do Professor Fernando Moraes, mediado pela ferramenta Moodle, descrevendo sua funcionalidade e a interação com os agentes envolvidos neste processo de construção comunicacional de ensino-aprendizado. Por fim, o quarto capítulo referencia as interações entre o ambiente Moodle, o professor e os alunos. Descrevemos comparações feitas entre o Moodle e a sala de aula tradicional, destacando a relação de uso entre este ambiente virtual e os agentes envolvidos com todas as ferramentas oferecidas nesta interação. Como referencial teórico de análise, destacamos os trabalhos de Alex Primo e André Lemos sobre a teoria da interação e interatividade e a interação mediada por computador; as explicações de Howard Rheingold, por ter sido um dos primeiros autores a efetivamente utilizar o termo "comunidade virtual" para os grupos humanos que travavam e mantinham relações sociais no ciberespaço, contribuindo com suas observações e explicações para formar redes de relações pessoais no espaço cibernético, aqui associando o ciberespaço ao Website pesquisado e estudado; Robert Yin, com sua apresentação de conteúdo sobre planejamento e métodos para estruturação e definição de estudos de caso; como também a utilização de tantos outros autores da área da Comunicação que de alguma forma contribuíram com suas idéias para a realização desta dissertação.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Interação, Interatividade, Ambiente Virtual de Aprendizado
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto