O Uso do Grotesco no Humor das Rádios FM de Público Jovem de São Paulo – Rádio Mix e 89 FM
Anexos
Informações
Título
O Uso do Grotesco no Humor das Rádios FM de Público Jovem de São Paulo - Rádio Mix e 89 FM
Autor(es)
Sílvia Aparecida Gomes Zampar
Orientador(es)
Antônio Adami
Data de Defesa
27/08/2010
Resumo (EN)
This thesis searches for assess on how the media sounds in greater São Paulo, specifically aimed at youth audiences, are becoming more and more grotesque as part of their communication strategies within sitcoms to understand on what purposes they use this aesthetic appeal. The aim of it is to analyse the two leading heard broadcasters, such as 89 FM with the “Fala, gente fina!” sitcom by the comedians “Os Dedés” and Mix FM with “A hora da Mução”. Through a descriptive qualitative research, it is sought more background information on the subject, checking the meaning of this aesthetic category for those who produce it. We chose the study case, in wich various techniques of data collection are used in combination: systematic observation through eletronic record monitoring programs: these are described and contains selected excerpts to illustrate the grotesque set of categories, it is a survey of bibliographic data, it is made a documentary analysis to check the hearing of the FM stations in greater São Paulo, and the responsible for the programming of station 89 FM was interviewed to know the reason for the appropriation of the grotesque in his sitcoms. Data analysis is done from categorization of grotesque terms used in the programs, through the process of segmentation and codin thematic units, to identify levels between terms, ranging from smaller and derogatory classes to other more common or usual on routine occasions. The dense collection and analysis presented confirm that the insertion of sitcoms with the use of the grotesque has been made to achieve the listener´s fidelity, who is attracted to these programs, wich makes the audience increase. Mentioning the advertisers, some still fear to associate their brands with this format of program, though others look up the station due to the impact they generate.
Resumo
Essa dissertação avalia como as mídias sonoras de Rádio FM da Grande São Paulo, especificamente as voltadas ao público jovem, vêm se apropriando do grotesco como parte de suas estratégias de comunicação dentro dos programas de humor, para compreender com qual finalidade fazem uso desse recurso estético. Tem-se como objetivo analisar os programas de humor das duas emissoras líderes de audiência, no caso a Mix FM com o “A Hora do Mução” e a 89 FM, com o programa “Fala, Gente Fina!”, dos humoristas “Os Dédes”. Através de uma pesquisa qualitativa descritiva, buscam-se informações mais aprofundadas a respeito do tema, verificando qual o sentido dessa categoria estética para os que a produzem. Optou-se pelo estudo de caso, no qual várias técnicas de coleta de dados são utilizadas em conjunto: procedeu-se à observação sistemática por meio de registro eletrônico monitorando os programas que são decupados e têm trechos selecionados para ilustrar as categorias de grotesco estabelecidas. Fez-se o levantamento de dados bibliográfico, a análise documental para verificar a audiência das emissoras FM da Grande São Paulo, e se entrevistou o responsável pela programação da emissora 89 FM procurando saber o motivo da apropriação do grotesco em seus programas de humor. A análise dos dados se fez a partir de uma categorização dos termos grotescos utilizados nos programas, por meio do processo de segmentação e codificação em unidades temáticas, para identificação de níveis entre os termos, indo de categorias mais baixas e pejorativas a outras mais comuns ou cotidianas. O denso levantamento apresentado e as análises comprovam que a inserção de programas de humor com o uso do grotesco é utilizada para se conseguir uma fidelização do ouvinte, que é atraído por estes programas, sendo que isso faz com que a audiência da emissora aumente. Com relação aos anunciantes, alguns ainda receiam associar suas marcas a esse formato de programa, entretanto outros até buscam a emissora por causa desses programas e a repercussão que eles geram.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Grotesco, Rádio FM, Humor, Público Jovem
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia, cultura e memória
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto