O Sujeito Humano- Maquínico nas Configurações Sociais Proposta pelo Cinema de Ciência – Ficção
Anexos
Informações
Título
O Sujeito Humano- Maquínico nas Configurações Sociais Proposta pelo Cinema de Ciência - Ficção
Autor(es)
Maria Auxiliadora Leite Costa
Orientador(es)
Juan Guillermo Droguett
Data de Defesa
02/03/2007
Resumo (EN)
The human subject - in the social proposal for the science of cinema in the mechanical configurations - fiction is the heading of this dissertation that has an objective to characterize the construction of the seventh art presented as a product of cultural identification for the public.
Being a community - social groups - artists and scientists, who appear in the film Blade Runner, as the primary ones responsible for the configuration of time and space preconfigured for science-fiction cinema, the work analyzes the production as a social paradigm, the passing from modernity to post - modernity. This is the plot narrative of this piece of fiction
The main problem faced in the research, is related to the definition of Modernity directly linked with the phenomenon of mass and the Industrial Revolutions, which is found in cinema - modem invention par excellence -another type of revolution, much more difficult to define for its aesthetic character, coming from the subjective transformation of their behavior in these social groups, committed to perpetuate by means of their representation.
The object of this dissertation results in an imaginary construction of a cultural, one that society promotes in its desire to capture time. ln this way, formulating a methodology trajectory that goes from the cultural contextualization with the appearance of the mass phenomenon until the application of the categories, chosen in function of our work : natural versus artificial; man versus machine; Real and imaginary; the dehumanization of the cities and human identity expressed by the idealizer himself Ridley Scott, based on the presumption of his cinematographer career and research reflected in his art the relationship between the citizen and his mechanical correlative ..
From these presuppositions expressed in a thematic way, we transform these analytic categories to show the cultural trajectory of the human being in society.
The main theoretical references used in this work is based on such pieces of work as: A rebelião das massas (2002) by Jose Ortega Y Gasset; Humano demasiado humano (2005) by Friedrich Nietzsche; Ensaios e conferências (2006) by Martin Heidegger, O discurso filosófico da modernidade (2002) by Jürgen Habermas to extract from them the cause of the mass phenomenon and the effects that this provoked on modem society.
For questions on cinematographic theories, we use the work of Gilles Deleuze La image - movimiento (1984) that puts the reader in the realm of science-fiction and of the accepting effect of the camera, the setting and the filming itself.
Finally this dissertation discusses more than just the questions of the type of fiction, a social theme and a bad feeling installed in culture about of future of the subject shown by the clairvoyance of cinema.
Resumo
O sujeito humano–maquínico nas configurações sociais propostas pelo cinema de ciência–ficção é o título desta dissertação, que tem como objetivo caracterizar uma construção midiática da sétima arte, oferecida como um produto cultural de identificação ao grande público receptor.
Sendo os grupos sociais de artistas e cientistas, que aparecem na obra Blade Runner - O caçador de andróides, os principais responsáveis pela configuração do tempo e do espaço prefigurado pelo cinema de ciência–ficção, o trabalho analisa tal produção como um paradigma social da passagem da Modernidade à Pós–Modernidade na trama narrativa dessa ficção. O principal problema enfrentado na pesquisa está relacionado à definição de Modernidade diretamente ligada ao fenômeno de massa e às Revoluções Industriais, que encontram no cinema – invenção moderna por excelência – um outro tipo de revolução, mais difícil de definir por seu caráter estético, advindo do modo de subjetivação que transforma as condutas desses grupos sociais empenhados em se perpetuar por meio das suas representações.
O objeto desta dissertação resulta de uma construção do imaginário cultural que as sociedades promovem, em seu desejo de capturar o tempo. Neste sentido, formula-se uma trajetória metodológica que vai desde a contextualização cultural, com o surgimento do fenômeno de massa, até a aplicação das seguintes categorias, escolhidas em função de nosso trabalho: natural versus artificial; homem versus máquina; o real e o imaginário; a desumanização das cidades e a identidade humana enunciadas pelo próprio idealizador Ridley Scott que, baseado nos pressupostos de sua prática de cineasta e de pesquisador, reflete em sua obra a relação do sujeito com seu correlato maquínico. A partir destes pressupostos, enunciados a modo de temática, transformamos estas categorias de análise para evidenciar a trajetória cultural do ser humano em sociedade. Os principais referenciais teóricos usados neste trabalho se ancoram em obras tais como: A rebelião das massas (2002) de José Ortega Y Gasset; Humano demasiado humano (2005) de Friedrich Nietzsche; Ensaios e conferências (2006) de Martin Heidegger; O discurso filosófico da modernidade (2002) de Jurgen Habermas, para extrair delas as causas do fenômeno de massa e os efeitos que este provocou na sociedade contemporânea. Para questões sobre teorias do cinema, utilizamos a obra de Gilles Deleuze La imagen – movimiento (1984), que situa o leitor no âmbito da ciência–ficção e dos efeitos receptivos da câmera, da montagem e da própria filmagem.
Enfim esta dissertação discute, mais do que questões do gênero de ficção, uma temática social e um mal-estar instalado na cultura sobre o futuro do sujeito, mostrado pelo meio da clarividência do cinema.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Sujeito humano–maquínico, Cinema, Configurações sociais
Linha de Pesquisa
Cultura midiática e grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Escola crítica de cinema
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto