O Potencial da Interatividade Audiovisual na Educação a Distância
Anexos
Informações
Título
O Potencial da Interatividade Audiovisual na Educação a Distância
Autor(es)
Samuel Figueira Jorge
Orientador(es)
Antônio Adami
Data de Defesa
25/08/2010
Resumo (EN)
The main goal of this study is to identify and analyze the interaction process among distance learning course participants. The idea is to suggest the best way to take advantage of the audiovisual interactive features in the distance learning courses. Different Virtual Learning Environments were compared in different Virtual Learning Platforms. The target was to contribute with theory and practical experiences when pedagogically using those virtual environments.
lts importance lies on how to possibly adequate an efficient methodology when using the New lnformation Technology e Communication tools, especially concerning their interactive potential towards Distance Learning.
The researching method was done by a qualitative survey in the analyzed Distance Learning institutions. The content consists of information retrieved from them as well as data collected in the field from their normal and daily operational routine.
lnitially, a brief historical Communication evolution is shown and its relation with the Distant Learning development. Secondly, the reception on the Mass Communication Means is contextualized in order to know how much of it can be applied to the Distance Learning practices. Thirdly, a conceptual Cyberspace point of view is focused. The Virtual Learning Environments are studied. Fourthly, a practical scenario is presented in which all the actual Distant Learning IT tools are discussed. Finally, several Virtual Learning Platforms are presented and studied. Recommendations are made on how to use and manage the audiovisual tech facilities for the Distant Learning best performance.
Resumo
O objetivo deste estudo é identificar e analisar os processos de interação entre os participantes em cursos na modalidade a distância. O intuito é sugerir a melhor forma de utilização dos recursos audiovisuais interativos na EaD. Procura-se comparar os ambientes virtuais de aprendizagem, proporcionados por diferentes plataformas em instituições de ensino, objetivando proporcionar uma contribuição teórico-prática para sua utilização didática audiovisual.
Este trabalho evidencia a importância da adequação metodológica para a eficiente utilização das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação – NTIC com relação ao seu potencial interativo na EaD.
O processo metodológico de busca se deu por meio de pesquisa qualitativa envolvendo renomadas instituições de ensino superior em EaD. Este trabalho é composto por informações e relatos colhidos em campo por meio do acompanhamento funcional do processo de ensino em EaD.
Inicialmente, faz-se um breve histórico do processo evolutivo da Comunicação e sua relação com o caminhar da EaD. Em seguida, procura-se contextualizar o processo de recepção envolvendo os Meios de Comunicação de Massa – MCM e o quanto destes pode-se aplicar à EaD. Em uma abordagem conceitual sobre Ciberespaço, são estudados os Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA. Na sequência, é apresentado um cenário prático para se discutir a atual recursividade tecnológica na EaD. No final, são apresentadas três Plataformas Virtuais de Ensino utilizadas em universidades e recomendações sobre o uso de seus recursos audiovisuais.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
EaD, Interação, Recursos Audiovisuais, Ciberespaço, Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia, cultura e memória
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto