O “outro” na narrativa cinematográfica nos filmes “O som ao redor” e o “O homem ao lado”
Anexos
Informações
Título
O "outro" na narrativa cinematográfica nos filmes "O som ao redor" e o "O homem ao lado"
Autor(es)
João Knijnik
Orientador(es)
Anna Maria Balogh
Data de Defesa
16/03/2015
Resumo (EN)
This study report departs from the semantic coincidence found in the titles of two films – Brazilian Neighboring sounds (2012) and Argentinean The man next door (2009) – to explore a theoretical path in examining the “other,” a concept pertaining to alterity. The semiotic theory of Algirdas Greimas is instrumental to understanding the two films’ narrative and discursive structures as well as time, space, and person categories. The cinematographic language mechanisms employed were also studied in search of their specificities. Based on Gilles Deleuze and other theoreticians, a conceptualization is offered about the difference between classical and modern cinema. This information is used to produce a concept of the “other.” When and how does this concept appear in the two films under study? In what space or time? With what face? These answers are then examined in the light of theoretical notions proposed by Anthony Giddens, Zygmunt Bauman, and Umberto Eco, among others. Such definitions will be useful to uncover the processes of enunciation about the proposed theme: the “other” in film narrative.
Resumo
Este estudo parte da coincidência semântica existente nos títulos dos dois filmes estudados – o brasileiro “O som ao redor” (2012) e o argentino “O homem ao lado” (2009) – e percorre um caminho teórico para conhecer o “outro”, conceito que envolve alteridade. Da semiótica de Algirdas Greimas buscamos a compreensão das estruturas narrativas e discursivas dos filmes e como se apresentam as categorias de tempo, espaço e atorialização. Também estudamos os mecanismos da linguagem cinematográfica utilizados, buscando suas especificidades. De Gilles Deleuze e outros teóricos, conceituamos a diferença entre cinema clássico e cinema moderno. De posse dessas informações, chegamos ao conceito do “outro”. Quando e de que forma se manifesta nos filmes estudados? Em que espaço e tempo? Com que rosto? Na sequência deste raciocínio, nos voltamos para o pensamento de teóricos como Anthony Giddens, Zygmunt Bauman e Umberto Eco. A definição destes conceitos nos auxiliou no desvendamento dos processos de enunciação sobre o tema proposto: o “outro” na narrativa cinematográfica.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Cinema, Narrativa, Alteridade, Semiótica
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto