O multiculturalismo em filmografia “escolhida” de Woody Allen
Anexos
Informações
Título
O multiculturalismo em filmografia “escolhida” de Woody Allen
Autor(es)
Duilio Maximiano Lanzoni
Orientador(es)
Gustavo Souza da Silva
Data de Defesa
18/04/2017
Resumo (EN)
Multiculturalism in Woody Allen's "chosen" filmography is a study of the New York director, writer and actor cinematographic culture. The main objective is to analyze three films of the "European phase" constituting the corpus of work of its production: Match Point (2005), Midnight in Paris (2011) and To Rome with love (2012). The film and multiculturalism interface is based on the bibliographical basis of the «transdisciplinary» studies by Ella Shohat and Robert Stam (2002/2016) Criticism of the Eurocentric image and Introduction to the theory of cinema, of the latter author. The films selection come from the director's promising stage, living experience in these cultures and the cosmopolitan character of the cities that serve as a reference for the Western world. «Collective diversity» and «individual differences» objectifies the multiculturalism phenomenon actuality. Therefrom, in the case of the filmmaker, the fictional narrative loaded with subjectivity surpasses the contingencies of reality with an ironic and cathartic language as an alternative to this impasse. The use of methodological procedures starts from a general survey on the subject, using Cultural Studies, current that best expresses the concept development of multiculturalism , transforming it to its political and later economic meaning in today's globalized world .After the films selection, the experience described by the scenes creates three categories of analysis: «multicultural context» of the phenomenon in Europe, «intercultural dialectic» between European and American culture and «criticism» of the director who brought about the recognition of a' critical multiculturalism 'in Woody Allen's cinema.
Resumo
O Multiculturalismo em filmografia “escolhida” de Woody Allen é um estudo das ressonâncias deste fenômeno na cultura cinematográfica do diretor, roteirista, ator e realizador nova-iorquino. Tem como objetivo principal analisar três filmes da “fase europeia” de sua produção: Match Point (2005), Meia Noite em Paris (2011) e Para Roma com amor (2012), constituindo-se no corpus do trabalho. Salienta-se a interface cinema e multiculturalismo tendo como base bibliográfica os estudos “transdisciplinares” de Ella Shohat e Robert Stam (2002/2016) Crítica da imagem eurocêntrica e Introdução à teoria do cinema, deste último autor. A escolha dos filmes deve-se à fase promissora do diretor, à experiência de vida nessas culturas e ao caráter cosmopolita das cidades que servem de referência para o mundo ocidental. A atualidade do fenômeno do multicuturalismo é objetivada nas “diferenças individuais” e na “diversidade coletiva”. Por isso, a narrativa ficcional, carregada de subjetividade, supera no caso do cineasta, as contingências da realidade por meio da utilização de uma linguagem irônica e catárquica como alternativa a esses impasses. Utilizam-se procedimentos metodológicos que partem de um levantamento geral sobre o tema, recorrendo aos Estudos Culturais, corrente que melhor expressa o desenvolvimento do conceito do multiculturalismo, transformando-o para sua acepção política e, mais tarde, econômica, no mundo globalizado da atualidade. Após a escolha dos filmes, realiza-se uma decupagem das cenas que explicitam a experiência e criam-se três categorias de análise: “contexto multicultural” do fenômeno na Europa, “dialética intercultural” entre a cultura europeia e estadunidense e, a “crítica do diretor” que trouxe como resultado o reconhecimento de um “multicuturalismo crítico” no cinema de Woody Allen.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Multiculturalismo, Cinema, Filmografia, Woody Allen, Crítica
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Grupo de Pesquisa em Análise de Produtos Audiovisuais
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto