O Merchandising da Moda na Telenovela: o Espetáculo como Publicidade em “Belíssima”
Anexos
Informações
Título
O Merchandising da Moda na Telenovela: o Espetáculo como Publicidade em “Belíssima”
Autor(es)
Karina Daidone
Orientador(es)
Antônio Adami
Data de Defesa
26/08/2008
Resumo (EN)
This present work we study the "soap opera" as an exercise of symbolic space in order to create images and simulacrum popularized by mass media promoting an expansion of influences in modern society, proceeding from the cultural industry having as the main focus the analysis of consumption of the fashion industry, through merchandising. The study also addresses the general overview of types of merchandising, whose tool has been studied and tested as an agent of advertising in entertainment products, such as the soap opera. We also treat the scenario of TV and the soap opera in Brazil, as well as the chaining of advertising used in this cultural product. Throughout the present work becomes evident the influence of the merchandising for the consumption of fashion, showing how the industries involved in the process (cultural and commercial) and the society, represented by the viewers, move up united to a single central point, based specifically on the construction of images to be consumed and copied, corroborating for the consumption based on the oneiric narcissism. The speech used in merchandising has some faces that were analyzed in this study. On the one hand the invasive speech and also extremely commercial diverts consumers from their universe co- relational with the fiction, but even so the advertisers have this practice and the soap opera's producer allows it. ln the actions of merchandising confronted in the plot "Belíssima" we could evaluate some sort of different speeches hidden behind the diegesis mentioned in the plot that in its visual composition and in its language are more harmonious. lt is said that the merchandising in its essence should be subtle and fully inserted in the plot, but not always happens that way, as you can see during the search. Studies of advertising and merchandising from the viewpoint of the receiver will not be treated in this search; the focus is not to understand how the receiver discerns the messages of merchandising, but how the industry (advertiser) uses this tool of communication, which are the results generated and what is the relation of production that Rede Globo keeps with the advertisers, as well as to show the process of negotiation of merchandising actions that belongs to the advertisers Valisére and Lycra. We can conclude that not only the merchandising editorial (advertising paid by the announcer) moves the consumer market. We have traced a new proposal for a new sort of merchandising - the merchandising of opportunity- which is based on a suggestion to use the tool of merchandising without the present and mandatory association of a brand, only with the involvement of stimulation of behaviors, construction of images and with the promotion of entertainment, fact very present in the soap opera "Belíssima", corpus of study of this project.
Resumo
Neste trabalho estudamos a telenovela como exercício de espaço simbólico para a criação de imagens e simulacros popularizados pelos mass media, promovendo uma ampliação de influências na sociedade moderna, provenientes da indústria cultural, tendo como foco principal a análise do consumo da indústria da moda, por intermédio do merchandising. O estudo aborda o panorama geral das tipologias de merchandising, cuja ferramenta foi estudada e analisada como intermediária da publicidade em produtos de entretenimento, no caso a telenovela. Tratamos, ainda, do cenário da TV e da telenovela no Brasil, bem como do encadeamento da publicidade utilizada nesse produto cultural. Ao longo do trabalho, torna-se evidente a influência do merchandising para o consumo da moda. Foi mostrada a forma com que as indústrias envolvidas no processo (cultural e comercial) e a sociedade, esta representada pelos telespectadores, se movimentam de forma aglutinada para um mesmo ponto central, baseado, especificamente, na construção de imagens a serem consumidas e copiadas, corroborando com a constituição de um consumo baseado no narcisismo onírico. O discurso utilizado no merchandisingtem algumas faces que foram analisadas neste estudo. Por um lado, o discurso invasivo e extremamente comercial distancia o consumidor do seu universo correlacional na ficção, mas, ainda assim, os anunciantes o praticam e a produtora da novela assim o permite. Em ações de merchandisingcomparativas na trama “Belíssima”,pudemos avaliar algumas formas de discursos diferenciadas que ficam acortinadas por trás da diegese tratada na trama, que, em sua linguagem e composição visuais, são mais harmônicas. Diz-se que o merchandising em sua essência deve ser sutil e totalmente inserido na trama, mas nem sempre acontece dessa forma, como se pode observar no decorrer da investigação. Não serão tratados nesta pesquisa estudos de publicidade e merchandising do ponto de vista do receptor; não é o nosso foco entender como o receptor percebe as mensagens do merchandising, mas sim, de que forma a indústria (anunciante) utiliza essa ferramenta de comunicação. Além disso, objetivamos pesquisar os resultados gerados e a relação de produção que a emissora Rede Globo tem com os anunciantes, bem como mostrar o processo de negociação e de produção das ações de merchandisingdos anunciantes Valisére e Lycra, presentes na telenovela “Belíssima”. Podemos concluir que não apenas o merchandising editorial (dito o comercial, pago pelo anunciante) movimenta o mercado de consumo. Consideramos a possibilidade da denominação de uma nova tipologia de merchandising – o Merchandising de oportunidade – que, supostamente, nesse ensaio primário de sua significação, se baseia em uma proposta de uso da ferramenta de merchandisingsem a associação presente e obrigatória de uma marca patrocinadora, considerando como foco o envolvimento de estimulação de comportamentos, de construção de imagens e com a promoção do entretenimento, fato muito presente na novela “Belíssima”, tema central deste estudo.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Moda na Telenovela, Merchandising, Publicidade, Advertaisement
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Comunicação, cultura e memória
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto