Novas Configurações Midiáticas na Cidade de São Paulo
Anexos
Informações
Título
Novas Configurações Midiáticas na Cidade de São Paulo
Autor(es)
Luiz Cláudio Taya de Araújo
Orientador(es)
Carla Reis Longhi
Data de Defesa
14/04/2010
Resumo (EN)
To present dissertation it approaches the new midiatics configurations in the city of São Paulo To analyze the theme. the research it left of the City Clean Law. Of this point it analyzed the alterations happened in the city the adaptations and the impact of the law in the urban spaces ln this context and in parallel to the law. the work also approached the commodification of the culture. The communication process in the contemporary society it has been going by interesting transformations, mainly in the city of São Paulo where the companies explore alternatives different from communication they look for to be present in the customers' mind making part of her itinerary of amusement and casualness Like this being new relationships appear among the several elements that are involved in the production viabilization popularization and consumption of cultural goods. ln this unusual cultural scenery. the relationships between the a1iistic class. the public and the companies acquired a new midiatics configuration ruled for inherent social aspects to the new times. The association that happens between deprived companies and the several types of cultural production makes possible the artistic process. This panorama. already established. it integrates a way entirely new of cultural making that it uses the marketing, the mark and the private financing, mixing different spheres. Before the here exposed, the research looked for to show the new midiatics configurations that they link media strategies with new advertising formats associating marks and companies to cultural spaces. With so many companies with the profile, it was used, as reference and with more emphasis, the house of shows CREDICARD HALL The paper of the business institutions and their private interests in the artistic world increase progressively every day molding and building a new culture type Today, the great companies invest in the production circulation and in the cultural institutions. mixing interests and submitting doing artistic to their purposes, under the optics of the marketing investment propaganda and publicity or of the simple association Through capital injection and strategic redirection, there 1s a new process 1n row1ng returned to the merchandising sense of cultural production. The approach addresses the analysis for the companies of shows as a new format of popularization of marks and dynamics with public. that it ends up doing of these companies urban references in the city of São Paulo. With the prohibition of the external media. the universe of the visual communication suffered great transformations, mainly for the absence of an incentive visual of impact AII the communication needed to be reviewed by all the communication professionals that today look for alternatives of if they maintain presents in the urban scenery And the private interests in cultural goods grow every day. showing that the scenery of market changes in agreement with the circumstances.
Resumo
A presente dissertação aborda as novas configurações midiáticas na cidade de São Paulo a partir da Lei Cidade Limpa. Deste ponto, analisaram-se as alterações ocorridas na cidade, as adequações e o impacto da lei nos espaços urbanos. Neste contexto, e em paralelo à lei, o trabalho também abordou a mercantilização da cultura. O processo de comunicação, na sociedade contemporânea, tem passado por transformações interessantes, principalmente na cidade de São Paulo, onde as empresas exploram alternativas diferentes de comunicação: buscam estar presentes na mente dos clientes fazendo parte de seu roteiro de diversão e descontração. Assim sendo, novas relações surgem entre os diversos elementos que estão envolvidos na produção, viabilização, divulgação e consumo de bens culturais. Neste cenário cultural inusitado, as relações entre a classe artística, o público e as empresas adquiriram uma nova configuração midiática, pautada por aspectos sociais inerentes à contemporaneidade. A associação que ocorre entre empresas privadas e os diversos tipos de produção cultural viabiliza o processo artístico. Este panorama, já estabelecido, integra um modo inteiramente novo de confecção cultural, que usa o marketing, a marca e o financiamento privado, misturando esferas distintas. Diante do exposto, a pesquisa buscou mostrar as novas configurações midiáticas que vinculam estratégias de mídia com novos formatos publicitários associando marcas e empresas a espaços culturais. Com tantas empresas com o perfil, usou-se, como referência e com mais ênfase, a casa de espetáculos CREDICARD HALL. O papel das instituições empresariais e seus interesses privados no mundo artístico aumentam progressivamente a cada dia, moldando e edificando um novo tipo de cultura. Hoje, as grandes empresas investem na produção, circulação e nas instituições culturais, mesclando interesses e submetendo o fazer artístico aos seus propósitos, sob a óptica do marketing, do investimento, da propaganda e publicidade ou da simples associação. Por meio de injeção de capital e redirecionamento estratégico, há um novo processo em voga voltado ao sentido mercadológico de produção cultural. A abordagem direciona a análise para as empresas de espetáculos como um novo formato de divulgação de marcas e dinâmica com o público, que acaba fazendo destas empresas referências urbanas na cidade de São Paulo. Com a proibição da mídia exterior, o universo da comunicação visual sofreu grandes transformações, principalmente pela ausência de um estímulo visual impactante. Toda a comunicação precisou ser revista por todos os profissionais de comunicação, que hoje buscam alternativas de se manterem presentes no cenário urbano. E os interesses privados em bens culturais crescem a cada dia, mostrando que o cenário mercadológico muda de acordo com as circunstâncias.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Lei Cidade Limpa, Novas Configurações de Mídia, Mercantilização da Cultura, Marketing Cultural, Espaços Urbanos
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto