Nossos japoneses são melhores do que os outros: o cômico e o estereótipo na campanha da “Semp Toshiba”
Anexos
Informações
Título
Nossos japoneses são melhores do que os outros: o cômico e o estereótipo na campanha da “Semp Toshiba”
Autor(es)
Roni Everson Muraoka
Orientador(es)
Eduardo Pñuela Canizal
Data de Defesa
12/03/2010
Resumo (EN)
This work aims to study the humor in the text of television commercials, notably the advertisements of Semp Toshiba, specifically in the commercial called "battery reverse," which contributed to strengthening the positive stereotype of Japanese descendants in Brazil. The text was divided into four parts, which at first seek to understand the meaning of the comic. ln the next chapter, do an analysis of humor as a tool of advertising strategies and mechanisms for strengthening of stereotypes, that the publicity discourse is used to strengthen your message. ln the third part, 1 show how the stereotype of the Japanese in Brazil was formed through the media, making a brief historical analysis of Japanese immigration. Finally, do an analysis of their own corpus of work, the audiovisual product called "Pillha contrário", applying the concepts previously presented and the comic stereotype in a film analysis of the object.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo estudar o humor implícito no texto dos comerciais de televisão, notadamente nas peças publicitárias da “Semp Toshiba”, especificamente no comercial denominado “Pilha Contrário”, o qual contribuiu para o fortalecimento do estereótipo positivo dos descendentes de japoneses no Brasil. O texto foi dividido em quatro partes, sendo que na primeira, procuro compreender o significado do cômico. No capítulo seguinte, faço uma análise do humor como ferramenta de estratégia publicitária e os mecanismos de reforço de estereótipos que o discurso publicitário utiliza para consolidar a sua mensagem. Na terceira parte, mostro como o estereótipo do japonês foi formado no Brasil por meio da mídia, fazendo uma breve análise histórica da imigração japonesa. E por fim, examino o próprio corpus do trabalho, ou seja, o produto audiovisual denominado “Pilha Contrário”, aplicando os conceitos anteriormente apresentados do cômico e do estereótipo em uma análise fílmica do objeto.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Humor, Cômico, Estereótipo, Japonês
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Cultura
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto