“Nossos Arranjos, não são Banais!” A mídia na poética da composição do bolero, samba-canção e sambolero no Brasil (1940-1950)
Anexos
Informações
Título
“Nossos Arranjos, não são Banais!” A mídia na poética da composição do bolero, samba-canção e sambolero no Brasil (1940-1950)
Autor(es)
Raphael Fernandes Lopes Farias
Orientador(es)
Heloísa de Araújo Duarte Valente
Data de Defesa
05/03/2018
Resumo (EN)
This research deals with the emergence of a hybrid musical genre typical of the years 1940-1950: the sambolero. Initially were presented its origins and cultural matrices (see Martín-Barbero), its particular musical characteristics, its dialogue with the sound landscape and with the media, since these determine the performance (see Zumthor).The importance of musical creation arrangers was seen through the work made by professional arrangers, who have had a fundamental role in the creation of an aesthetic taste and have created links between different musical practices as well as they fit the demands of the phonographic and radio industry. A chapter is devoted to musical analyzes of recordings from the period between 1946 and 1959. This was the "samba abolerado era" in Brazil (see Napolitano), but also of samba-canção authors and future inventors of Bossa Nova. Were selected recordings by Dalva de Oliveira, Nora Ney, Dolores Duran, Maysa and Ângela Maria, and arranged by Radamés Gnatalli, Osvaldo Borba, Lyrio Panicalli, Nicolino Copia, Enrico Simonetti and Gustavo de Carvalho. These choices were made according to the mediatic extension of these singers and the coverage of the studied period: Dalva marks the passage between the years 1940’s and 1950’s while Maysa and Dolores Duran, the passage to the Bossa Nova. With them, came their respective so-called musical directors. Some of them very emblematic, such as Radamés Gnatalli, who could not be left behind. In the end, it is considered that this period of Brazilian Popular Music, strongly marked by the hybridism between the samba-canção and the bolero, depends a lot to the actors involved in this process; the arrangers, in particular. They provided the raw material for the cultural industry of the time.
Resumo
Este trabalho aborda o modo como se deu a construção de um subgênero musical híbrido típico dos anos 1940-1950: o sambolero. Inicialmente, apresentam-se suas origens e matrizes culturais (cf.Martín-Babero), suas características musicais particulares, seu diálogo com a paisagem sonora e com as mídias, uma vez que estas determinam a performance (cf. Zumthor). Levou-se em conta a importância da criação musical por meio dos arranjadores, profissionais que desempenharam papel fundamental na criação de um gosto estético, e que criaram pontes entre diferentes práticas musicais, ao mesmo tempo que atendiam às demandas da indústria fonográfica e radiofônica. Um capítulo é dedicado a análises musicais de gravações do período compreendido entre 1946-1959. Essa foi a “era dos samba abolerados” no Brasil (cf. Napolitano), mas também de autores do samba-canção e dos futuros inventores da Bossa Nova. Selecionaram-se obras gravadas por Dalva de Oliveira, Nora Ney, Dolores Duran, Maysa e Ângela Maria e arranjadas por Radamés Gnattali, Osvaldo Borba, Lyrio Panicalli, Nicolino Copia, Enrico Simonetti e Gustavo de Carvalho. Em virtude do alcance midiático dessas cantoras e na cobertura do período abordado: Dalva marca a passagem dos anos 1940 para os 1950, enquanto Maysa e Dolores Duran, a passagem para a Bossa Nova. Com elas, vieram seus respectivos chamados diretores musicais, alguns muito emblemáticos, como Radamés Gnattali, não poderiam ser prescindidos. Ao final, considera-se que esse período da música popular brasileira, fortemente marcado pelo hibridismo entre o samba-canção e o bolero, em muito deve aos atores envolvidos nesse processo; os arranjadores, em particular. Foram eles que forneceram a matéria-prima para a indústria cultural da época.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Canção das mídias, Bolero, Sambolero, Samba-canção, Músicos, Arranjadores, Rádio, Disco
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Centro de Estudos em Música e Mídia
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto