No mundo da imaginaçao e do consumo: o programa infantil “Cocoricó”
Anexos
Informações
Título
No mundo da imaginaçao e do consumo: o programa infantil “Cocoricó”
Autor(es)
Maria Goreti Lopes Artico
Orientador(es)
Antonio Adami
Data de Defesa
29/04/2011
Resumo (EN)
This study showed a theme from the world of imagination and consumption: the children's program Cocoricá, with the aim of discussing the divergence that occurs between the station's commitment to education and training of citizens and business strategy implied by TV Cultura and Culture Brands, by allowing the emergence of several offerings that carry the brand Cocorico. lnitially, we sought to understand the organizational culture of the TV culture, especially children's programs, emphasizing the descriptive structure of the program Cocoricá examined in this study, observed the current episode. The education's question, resorted to some current theories of Psychology and Education is to score as the individual's development and learning processes, ranging in age from 3 to 6 years. After this stage, it was discussed children's consumption by persuasion, and inserted into the program Cocoricá materialized by Culture Marks. lt was verified that, despite the excellent quality of the program in the series and best soundtrack, justified by national and international awards, there is a strong marketing appeal, transformed into a licensing agreement, which is evident in inducing children to consumption, especially when you see the impressive numbers and the emergence of Culture Marks growing offerings that carry the brand Cocorico.
Resumo
Este estudo abordou um tema do mundo da imaginação e do consumo: o programa infantil “Cocoricó”, com o objetivo de discutir a divergência que se estabelece entre o compromisso da emissora com a educação e a formação da cidadania e a estratégia comercial implícita da TV Cultura e da Cultura Marcas, ao viabilizar o surgimento de inúmeras ofertas que carregam a marca Cocoricó. Inicialmente, buscou-se o entendimento da cultura organizacional da emissora TV Cultura, principalmente dos programas infantis, enfatizando a estrutura descritiva do programa “Cocoricó”, objeto deste estudo, sendo observados os atuais episódios da série. Para a questão da educação, recorreu-se a algumas correntes teóricas da Psicologia e da Educação para pontuar como ocorre o desenvolvimento do indivíduo e o processo de aprendizagem na faixa etária entre 3 a 6 anos. Após essa etapa, discutiu-se o consumo infantil por meio da persuasão, inserido no programa “Cocoricó” e materializado pela Cultura Marcas. Pôde-se verificar que, apesar da excelente qualidade do programa em melhor série e trilha sonora, justificada pelos prêmios recebidos nacionais e internacionais, existe um forte apelo de marketing, transformado em licenciamento, que fica evidente na indução das crianças ao consumo, especialmente quando se veem os números impressionantes da Cultura Marcas e o surgimento cada vez maior de ofertas que carregam a marca Cocoricó.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
TV Cultura, Programa Infantil “Cocoricó”, Comunicação, Consumo
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia, cultura e memória
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto