No Bixiga, sobre o Bixiga: produção audiovisual, representações e identidades urbanas em disputa
Documento
Informações
Título
No Bixiga, sobre o Bixiga: produção audiovisual, representações e identidades urbanas em disputa
Título (EN)
In Bixiga, about Bixiga: audiovisual production, representations, and urban identities in dispute
Autor(es)
Fábio Ranzani de Paiva
Orientador(es)
Simone Luci Pereira
Data de Defesa
22/04/2024
Resumo (EN)
Bixiga is an intercultural territory with peripheral characteristics, located in the central region of São Paulo, but historically, it has been hegemonically depicted as an Italian neighborhood, where audiovisual production plays a significant role. The objective of this research is to understand the contribution of peripheral audiovisuals in challenging hegemonic representations, proposing new ways of perception and (re)construction of this territory. The analysis corpus involved the practices and productions of the Coletivos Cinequebrada and Caramuja – research, memory, and audiovisual, producers of the documentary Oxente, Bixiga! (Fagundes; Vargas, 2021). The choice for this focus was made with the understanding that both collectives engage in political activism – in Bixiga and about Bixiga – through audiovisuals and from a peripheral or counter-hegemonic perspective, based on three axes: audiovisual production, training activities, and film clubbing. The adopted methodology was the articulation between filmic and contextual analysis, involving the analysis of the collectives' audiovisual production (Prysthon, 2008; Souza, 2012, 2016); and b. ethnographically inspired fieldwork (De Oliveira, 2018; Geertz, 2008; Marcus, 1995; Pereira, 2021) at events, workshops, film screenings, and recording days among others. Based on contextual and filmic analysis, from the field to theory (Agier, 2015), we sought to understand how these collectives construct new perspectives on identity and representation (García Canclini, 2001; Hall, 2003, 2014, 2016; Martín-Barbero, 2014b), with an approach perspective of urban communication (Caiafa, 2002; Pereira; Rett; Bezerra, 2021) and the spatial dynamics and mobility in the city (Aderaldo, 2017, 2021; Massey, 2000). Thus, we aim to understand new ways of representing and constructing the city and forms of urban living.
Resumo
O Bixiga é um território intercultural, com características periféricas, na região central da cidade São Paulo, mas que, historicamente, foi representado hegemonicamente como bairro italiano, no qual a produção audiovisual tem importante papel. O objetivo desta pesquisa é: compreender a contribuição do audiovisual periférico para o tensionamento das representações hegemônicas, propondo novas formas de percepção e (re)construção deste território. O corpus de análise envolveu as práticas e produções dos Coletivos Cinequebrada e Caramuja – pesquisa, memória e audiovisual, produtora do documentário Oxente, Bixiga! (Fagundes; Vargas, 2021). A escolha por esse recorte se deu pelo entendimento de que ambos exercem o ativismo político – no Bixiga e sobre o Bixiga –, através do audiovisual e dentro de uma perspectiva periférica ou contra-hegemônica, a partir de três eixos: produção audiovisual, atividades de formação e cineclubismo. A metodologia adotada foi a articulação entre análise fílmica e contextual, que envolve a análise da produção audiovisual (Prysthon, 2008; Souza, 2012, 2016) dos coletivos; e b. o trabalho de campo de inspiração etnográfica (De Oliveira, 2018; Geertz, 2008; Marcus, 1995; Pereira et al., 2024) em eventos, oficinas, exibição de filmes e diárias de gravação entre outros. Com base na análise contextual e fílmica, partindo do campo à teoria (Agier, 2015), buscamos compreender como esses coletivos constroem novas perspectivas de identidade e representação (García Canclini, 2001; Hall, 2003, 2014, 2016; Martín-Barbero, 2014b), tendo como perspectiva de abordagem a noção de comunicação urbana (Caiafa, 2002, Pereira; Rett; Bezerra, 2021) e as dinâmicas espaciais e de mobilidade na cidade (Aderaldo, 2017, 2021; Massey, 2000). Buscamos, assim, compreender novas foras de representar e construir a cidade e as formas de viver urbano.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
identidade/representação; Bixiga; comunicação urbana; produção audiovisual; perspectiva periférica.
Publicado em
Fábio Ranzani de PAIVA, F. R., PEREIRA, S. L. (Orientadora). No Bixiga, sobre o Bixiga: produção audiovisual, representações e identidades urbanas em disputa. 2024. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista, São Paulo, 2024.
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Capes - PROSUP
Direito de Acesso
Acesso Aberto