Nas ruas e nas redes: ativismo e ecologia da comunicação na Marcha Mundial das Mulheres
Anexos
Informações
Título
Nas ruas e nas redes: ativismo e ecologia da comunicação na Marcha Mundial das Mulheres
Autor(es)
Maria Aparecida Ladeira da Cunha
Orientador(es)
Jorge Miklos
Data de Defesa
04/03/2015
Resumo (EN)
This research deals with the relationship between Communication, Cyberculture and New Social Movements, particularly the feminist movement. In this thematic framework, the object of study coincides with the specific focus of the World March of Women (WMW) and their actions in the streets and telematic social networks. The goal is to scan the identity diversity of this collective subject (feminist movement), the transverse nature of demands for rights, political participation of network organizations and finally forms of activism and empowerment through media joints. Based on these elements, the research problem concerns precisely the question of how the MMM appropriates the media in order to promote the process of mobilization, participation and sharing of information and as such means are integrated and transformed when used by movement. The main hypothesis is that the MMM appropriates the media, whether they are primary, secondary or tertiary (according to media theory of Harry Pross, 1972) in search of greater visibility, mobilization and engagement to discuss their agendas thus building of radical media experiences (according to Downing, 2004) in the way of communication ecology (according to Vicente Romano, 1993). The methodological procedures involved with accompanying literature and critical thinking processes, in compliance with exclusively theoretical profile of the research. The thematic link between Communication, Cyberculture and New Social Movements was fulfilled based on the epistemological framework of theories of communication, media and contemporary social movements. Among the authors studied stand Eisler (2007), Scherer Warren (2011), Castells (1999; 2003; 2013), Moraes (2008), Downing (2004) Pross (1972; 1997), Romano (1993; 1998; 2004) Baitello Jr. (2005; 2010) and Miklos (2014). It is concluded on the importance of complementarity in the spaces comprising networks and streets, as the cyberspace provides facilities for the production and sharing of information, but the need for interaction and proximity becomes essential to strengthen communication links.
Resumo
Esta pesquisa versa sobre as relações entre Comunicação, Cibercultura e os Novos Movimentos Sociais, em particular o movimento feminista. Nesse quadro temático, o objeto de estudo coincide com o recorte específico da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) e suas ações nas ruas e nas redes sociais telemáticas. O objetivo é esquadrinhar a diversidade identitária desse sujeito coletivo (movimento feminista), a transversalidade nas demandas por direitos, a participação política das organizações em rede e, finalmente, as formas de ativismo e de empoderamento por meio de articulações midiáticas. Com base em tais elementos, o problema de pesquisa diz respeito à questão de que modo a MMM se apropria das mídias no intuito de promover o processo de mobilização, participação e compartilhamento de informações e como esses meios se integram e se transformam quando empregados pelo movimento. A hipótese principal é que a MMM se apropria dos meios de comunicação, sejam elas de caráter primário, secundário ou terciário (segundo a teoria da mídia de Harry Pross, 1972) em busca de maior visibilidade, mobilização e engajamento para a discussão de suas pautas, construindo assim experiências de mídia radical (segundo Downing, 2004) no caminho de uma ecologia da comunicação (de acordo com Vicente Romano, 1993). Os procedimentos metodológicos envolveram pesquisa bibliográfica com acompanhamento e reflexão crítica de processos, em atendimento ao perfil exclusivamente teórico da pesquisa. A articulação temática entre Comunicação, Cibercultura e Novos Movimentos Sociais foi cumprida com base no referencial epistemológico das teorias da comunicação, da mídia e dos movimentos sociais contemporâneos. Entre os autores estudados destacam-se Eisler (2007), Scherer-Warren (2011), Castells (1999; 2003; 2013), Moraes (2008), Downing (2004), Pross (1972; 1997), Romano (1993; 1998; 2004), Baitello Jr. (2005; 2010) e Miklos (2014). Com essas características, a relevância da pesquisa justifica-se pela contribuição ao campo de estudo da Comunicação e da Cibercultura, a partir de um ponto de vista necessariamente tensional, mais criterioso e profundo, dentro do mencionado ramo temático.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Cibercomunidade, Ecologia da Comunicação, Mídia Radical, Novos Movimentos Sociais, Feminismo, Marcha Mundial das Mulheres
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudos do Imaginário
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto