Narrativas e Resiliência em “Jogo de Cena”
Anexos
Informações
Título
Narrativas e Resiliência em “Jogo de Cena”
Autor(es)
Hilda Maria Huet de Castro de Arruda Villaça
Orientador(es)
Malena Segura Contrera
Data de Defesa
26/03/2010
Resumo (EN)
This work entails the social narrativa role of resilience processes on Eduardo Coutinho director 2007 documentary film "Jogo de Cena". Resilience, a rather recent theme, yet, little studied in Communication, exception to the Communication of the Organizations studies. How much the narrativity of media products may generate of resilience processes at the spectators is so far unexplored and this subject is directly connected to the reality representing constructions presented by Boris Cyrulnik in the resilience processes. The research makes a parallel between theoretical concepts and the case of the said film under analysis, illustrating the role of the narrativa that finds reasons extracted from the imagination to transform and give new significance to an event. Sharing a story is to make socially acceptable and in the case of the movie, further than the immediate circle of the person. The objective was to demonstrate how the narrativa promotes processes of resilience and that "Jogo de Cena, taking advantage of the narrative, becomes hybrid, document /fiction, constituting instance media piece on which those processes are revealed. This work searches in the technical referrai the basis for the understanding of hidden process in the narrativa and exposes the relation between narrativa and resilience. Considering Edgard Morin hologram principie, that when in contact with a part it is possible to rebuild the whole, on Jogo de Cena, from personal stories - pieces- it is possible to rebuild other history- the History- conferring a social scope to the resilience process in the film.
Resumo
A pesquisa trata do papel da narrativa social nos processos de resiliência no filme documentário “Jogo de Cena”, do diretor Eduardo Coutinho, 2007.
Resiliência é um tema bastante novo, ainda pouco estudado na Comunicação, a não ser nos estudos da Comunicação das Organizações. O quanto a narratividade dos produtos midiáticos pode gerar processos de resiliência nos espectadores é assunto ainda pouco explorado e este tema é diretamente relacionado às construções das representações do real apresentadas por Boris Cyrulnik nos processos de resiliência. A investigação faz um paralelo entre os conceitos teóricos e o caso do filme analisado, ilustrando o papel da narrativa que encontra razões extraídas do imaginário para transformar e ressignificar um acontecimento. Compartilhar uma história é torná-la socialmente aceitável, e no caso do filme, para além do círculo imediato da pessoa. O objetivo foi demonstrar como a narrativa promove processos de resiliência e que “Jogo de Cena”, valendo-se da narrativa, torna-se híbrido documentário/ficção, constituindo-se em peça mediática exemplar na qual estes processos se revelam.
O referencial teórico fornece as bases para que se entendam os processos ocultos na narrativa e explicita a relação entre narrativa e resiliência. Considerando-se o princípio hologramático de Edgard Morin - em contato com a parte podemos reconstruir o todo- em “Jogo de Cena”, a partir de história pessoais – partes – pode-se reconstruir outras histórias – a história – conferindo um âmbito social ao processo de resiliência do filme.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Narrativa, Resiliência, Cine, Documentário
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Cultura
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto