“Na Parede da Memória essa Lembrança é o Quadro que Doi Mais”: A Parede como Mídia da Cultura
Anexos
Informações
Título
"Na Parede da Memória essa Lembrança é o Quadro que Doi Mais": A Parede como Mídia da Cultura
Autor(es)
Aline Silva Okumura
Orientador(es)
Mauricio Ribeiro da Silva
Data de Defesa
20/03/2017
Resumo (EN)
This work presents a reflection about the wall as cultural vehicle. The images carried
on this place are influenced by the situations present in society and culture. A
relevant phenomenon that has been occurring in several residences in recent years
is associated with the change of images of the family and (or) places visited, by
landscapes and images frequent in the media that are not part of the resident's
culture or local context. Based on this statement, when inserting an image on the
wall, the resident may eventually be focus just about the aesthetic and decorative
aspects, without realizing that the images chosen by him can overcome the rational
context. Thus, this phenomenon will be studied from various images of media that
evidence this questioning, pointing out that the walls of buildings are not understood
as a traditional media phenomenon. However the studies of anthropology and art
history have images on walls as their starting point, in which, it is fundamental to
understand the wall as cultural media, because encourages to explain mankind
history through the study of anthropology, sociology and art history. Have as their
starting point images recorded on walls. By means of the bibliographical research in
historical anthropology and imagery and imaginary theory based on the following
authors: Edgar Morin, Christoph Wulf, Witold Rybczynski and Numa Denis Fustel de
Coulanges, Carl Gustav Jung, Gaston Bachelard, James Hillman, Hans Belting,
Vilém Flusser, Nise da Silveira, Norval Baitello Júnior, Malena Segura Contrera and
Maurício Ribeiro da Silva, among others. The wall is thus understood as cultural
media, because it is a vehicle that helps to explain human history, desire and
imagination for centuries.
Resumo
O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a parede como veículo cultural. As imagens carregadas por esse corpo arquitetônico recebem influência das situações presentes na sociedade e da cultura. Um fenômeno relevante que vem ocorrendo em diversas residências nos últimos anos, calca-se na troca das imagens da família e (ou) na lembrança dos lugares visitados, por paisagens e imagens presentes na mídia que não fazem parte da cultura do morador ou do contexto local. Diante dessa afirmação, ao inserir uma imagem na parede, o residente pode, eventualmente, preocupar-se somente com o aspecto estético e decorativo, sem perceber que as imagens escolhidas por ele podem superar o contexto racional, caminhando em uma eventual projeção que se relacione ao seu imaginário. Assim, esse fenômeno será estudado a partir de imagens de diversas mídias que evidenciam tal questionamento, apontando que tradicionalmente as paredes das construções não são entendidas como um fenômeno midiático, entretanto os estudos da antropologia e da história da arte possuem como ponto de partida imagens gravadas em paredes. Por meio da pesquisa bibliográfica em antropologia histórica e teoria da imagem e do imaginário com base nos seguintes autores: Edgar Morin, Christoph Wulf, Witold Rybczynski e Numa Denis Fustel de Coulanges, Carl Gustav Jung, Gaston Bachelard, James Hillman, Hans Belting, Vilém Flusser, Nise da Silveira, Norval Baitello Júnior, Malena Segura Contrera e Maurício Ribeiro da Silva, dentre outros. Faz-se assim entender a parede como mídia cultural, por ser um veículo que ajuda a explicar a história, o desejo e a imaginação humana durante séculos.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Parede, Cultura, Vínculo, Não-Lugar, Comunicação
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudos do Imaginário
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto