Música pop e sentidos políticos: usos e apropriações das performances de Beyoncé por mulheres ouvintes
Anexos
Informações
Título
Música pop e sentidos políticos: usos e apropriações das performances de Beyoncé por mulheres ouvintes
Autor(es)
Ana Elisa Ferreira Galdino Monma
Orientador(es)
Simone Luci Pereira
Data de Defesa
06/08/2018
Resumo (EN)
The present research has as main objective to verify and to understand the uses and
appropriations of the songs of the singer Beyoncé among women from São Paulo who
listen to their songs. Being a black woman and singing songs often feminist and
empowering the woman, the appropriation of the singer's media narratives (both her
personal life and her work) is visible among her fans. The aim is to understand these
forms of appropriation of these media narratives in everyday life, using as methodology
the analysis of the performance of songs and video clips and interviews with 3 black
women living in the city of São Paulo, aged between 18 and 35, activists linked to the
black cause or not. The authors who base the dissertation are: Stuart Hall, Angela
Davis, Chimamanda Gnozi, Karina Bidaseca, Simone Luci Pereira, Thiago Soares
among others. The relevance of the theme lies in its contribution to the reflection on
aspects of Afro-feminism today articulated to the media narratives and the political
senses present in pop cultures
Resumo
A presente pesquisa tem por principal objetivo verificar e compreender os usos e apropriações das canções e performances da cantora Beyoncé entre mulheres paulistas que escutam suas músicas. Por ser mulher negra e entoar canções muitas vezes autorais com cunho feminista e de empoderamento da mulher, a apropriação das narrativas midiáticas da cantora (tanto de sua vida pessoal como de seu trabalho) é visível entre seus fãs. O intuito é compreender as formas de apropriação dessas narrativas midiáticas no cotidiano, utilizando como metodologia a análise da performance das músicas e dos videoclipes, além de entrevistas em profundidade com 3 mulheres negras residentes na cidade de São Paulo, com idade entre 18 e 35 anos, ativistas ligadas à causa negra ou não. Os autores que fundamentam a dissertação são: Stuart Hall, Angela Davis, Chimamanda Gnozi, Karina Bidaseca, Simone Luci Pereira, Thiago Soares, entre outros. A relevância do tema está na contribuição com a reflexão sobre aspectos do afro-feminismo, hoje articulados às narrativas midiáticas e os sentidos políticos presentes na cultura pop.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Feminismo, Afro-feminismo, Beyoncé, Música Pop, Mulheres negras
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto