Músculos sem Corpo: a produção de sentido sobre o corpo masculino na percepção das capas da revista Men’s Health.
Anexos
Informações
Título
Músculos sem Corpo: a produção de sentido sobre o corpo masculino na percepção das capas da revista Men’s Health.
Autor(es)
Maria de Fátima Pereira dos Santos
Orientador(es)
Jorge Miklos
Data de Defesa
25/09/2023
Resumo
Este estudo tem por escopo investigar a noção de masculinidade vascularizada e difundida na mídia impressa. A pesquisa acontece no âmbito da Comunicação e tem como objetivo identificar e analisar a produção de sentidos dos corpos masculinos e como são apresentados na revista Men’s Health Brasil, eleita como corpus para esta pesquisa, em específico se as imagens dos corpos coadunam com o padrão normativo que circula no imaginário da sociedade ocidental e as masculinidades que a publicação veicula. O método proposto para o estudo é pela teoria da análise de conteúdo (BARDIN, 2016), a partir da observação das capas da Men’s Health Brasil. O recorte temporal estabelecido concentra-se entre 2010 e 2014, reunindo 12 edições. O referencial teórico é composto pela teoria do corpo masculino (LE BRETON, 2007; KELEMAN, 1999), pelas teorias do Patriarcado de (LERNER, 2019; MUSZKAT, 2018), pelas teorias da masculinidade hegemônica (CONNELL; MESSERSCHMIDT, 2013; JABLONKA, 2021; BOLA, 2020), pelas teorias da dominação masculina (BOURDIEU, 2021), pelas teorias do consumo (BAUMAN, 2008; BAITELLO JR., 2012; CONTRERA, 2017) e pela teoria do imaginário comunicacional (CONTRERA, 2013). Os resultados da pesquisa afirmam que as narrativas midiáticas influenciam na construção do imaginário social e, por consequência, na produção de sentido sobre o corpo masculino, que passa a ser idealizado. Os corpos veiculados nas capas da Men´s Health Brasil coincidem com o padrão normativo da sociedade ocidental. São homens predominantemente poderosos e bem-sucedidos socialmente. Nas capas, os corpos são estereotipados, uma vez que oferecem imagens de um único padrão. A pesquisa também aponta que a presença feminina nas capas sempre está atrelada a uma imagem erotizada e objetificada que contribui com o machismo e a manutenção do estereótipo da mulher.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Corpo Masculino; Masculinidade Hegemônica; Patriarcado; Mídia; Consumo
Publicado em
SANTOS, M. de F. P. dos; MIKLOS, J. (Orientador). Músculos sem Corpo: a produção de sentido sobre o corpo masculino na percepção das capas da revista Men’s Health. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista, São Paulo, 2023. Disponível em: https://repositorio.unip.br/dissertacoes-teses-programa-de-pos-graduacao-stricto-sensu-em-comunicacao/musculos-sem-corpo-a-producao-de-sentido-sobre-o-corpo-masculino-na-percepcao-das-capas-da-revista-mens-health/
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudo do imaginário
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
Direito de Acesso
Acesso Aberto