Modos de endereçamento em boletins de gastronomia no rádio: uma degustação de palavras que convoca o ouvinte
Anexos
Informações
Título
Modos de endereçamento em boletins de gastronomia no rádio: uma degustação de palavras que convoca o ouvinte
Autor(es)
Christina Montuori
Orientador(es)
Fernanda Mauricio da Silva
Data de Defesa
07/04/2015
Resumo (EN)
The gastronomy is constituted as a subject able to weave the social, cultural and entertainment of those who taste or feed on the delicacies transformed by culinary preparations. Whether daily or with an air of refinement and sophistication, your presentations can symbolize a people, a culture, a time, a daily life. Among the concepts of enjoyment or survival, this way of eating is also linked with visitations of different or exotic restaurants, with travels, with different regional and cultural food, with enrollment in courses, or simply encouraging reading magazines, newspapers, books or watching audiovisual programs. Thus, this study sought to follow a different way, electing a radio, for something that relies primarily on visual, when referred by the mass media. It was the radio, and more precisely, two called gastronomic broadcast Pitadas de Gastronomia com István Wessel and Comida, transmitted by two news radio, FM BandNews SP and SP CBN FM, respectively, recorded in September and October 2013, the corpus of discussions between food, culture, daily life, refinement and communication. Therefore, this study is interdisciplinary for media products supposedly directed to his listeners, adding radio and your digital convergence technologies with the current visual media; the discussions between the food and gastronomy, rough or remote from everyday life; national and international contemporary movements of the "art of eating" and the festivities that give centrality to it. The careful in choosing the analytical and methodological framework attributed to the supposed "modos de endereçamento", with the conversational categories identified in the conversations of "boletins", challenging the answers of the questions proposed along this study. The conclusion pointed aspects of the transformations that gastronomy has shown for decades, approaching the people's everyday lives, but still walks toward the inclusion of the majority.
Resumo
A gastronomia é tema capaz de entrelaçar aspectos sociais, culturais e de entretenimento de quem saboreia ou se alimenta das iguarias transformadas por preparações culinárias. Sejam cotidianas ou com ares de requinte e sofisticação, a apresentação pode simbolizar um povo, uma cultura, uma época, um cotidiano. Entre os conceitos da fruição ou sobrevivência, esse modo de comer vincula-se a visitações a diferenciados ou exóticos restaurantes, indicações de viagens, curiosidades alimentares regionais e culturais distintas e inscrição em cursos. Ou incentiva leituras de revistas, jornais, livros ou assistir a programas audiovisuais. O estudo procurou seguir um caminho diferente, elegendo um veículo enaltecedor da audição, para o que se apoia primordialmente no visual quando referido pelos mass media. Foi o rádio, e mais precisamente dois boletins gastronômicos, denominados ‘Pitadas de Gastronomia com István Wessel’ e ‘Comida’, sonorizados por duas rádios de notícias, BandNews FM SP e CBN FM SP, coletados, respectivamente, em setembro e outubro de 2013, o corpus representativo das reflexões entre comida, cultura, cotidiano, requinte e comunicação. Para tanto, o trabalho ancorou-se em uma interdisciplinaridade ao olhar os produtos midiáticos supostamente direcionados aos ouvintes, agregando rádio e sua convergência digital, com a atual visualidade do meio de comunicação; reflexões entre alimentação e gastronomia, aproximadas ou distanciadas da cotidianidade; movimentos contemporâneos nacionais e internacionais da “arte de comer” e eventos festivos que a ela atestam centralidade. O cuidado na escolha do referencial analítico-metodológico atribuiu aos supostos modos de endereçamento, articulados por categorias conversacionais identificadas nos diálogos dos programetes, as desafiantes respostas das dúvidas propostas na dissertação. A conclusão revelou aspectos inegáveis das transformações que a gastronomia enveredou por décadas, aproximando-se do cotidiano dos sujeitos, mas que em alguns pontos ainda caminha em direção à inclusão das maiorias.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Gastronomia, Rádio, Boletins, Modos de endereçamento, Cotidiano
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Grupo de Pesquisa em Análise de Produtos Audiovisuais
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto