Mídia Portátil: Expressão da Convergência do Celular na Comunicação Contemporânea
Anexos
Informações
Título
Mídia Portátil: Expressão da Convergência do Celular na Comunicação Contemporânea
Autor(es)
Svea Kröner Moreira
Orientador(es)
Solange Wajnman
Data de Defesa
15/08/2008
Resumo (EN)
Our research is based on the premise that currently the cell phone is appropriating itself of other communication vehicles particularities and, at the same time, is influencing them, giving way to new access and handling possibilities, to users and audiovisual content producers alike. ln this context, our objective is to investigate and analyze the forms of expression of the cell phone in different media products: cinematographic fiction films, and print and film advertisements. ln order to deal with this material, we identified the materialities theory referentials formulated by HANS ULRICH GUMBRECHT (1998), which are: form, coupling and simultaneity. Based on these concepts, we traced a parallel between Ez10 MANZIN1's (1993) object design studies and the peculiarities of the cell phone as a portable media, mainly what refers to the miniaturization, lightness, organicity, hybridism, transparency. We have also used MARSHALL MCLUHAN's (2006) and STEVEN JOHNSON's (2001) views to understand the influences that contemporary technology exert on people's senses and to identify the forms and metaforms configurations present in the media vehicles analyzed in this research. Based on these theoretical-methodological references, we described how the cell phone and television convergence and the Internet in the contemporary media are expressed, analyzing the production material resources, such as: camera shots, edition, sound, rhythm, colar, texture and the plot itself. We demonstrated through the analysis of the material that the multi-functionality of the cell phone, related to ideas of speed, mobility and connectivity, present in various media products, translates its convergence, generating interferences in the human actions. This process promotes the creation of new communications forms, in which the receptor is no longer passive and becomes user and emitter of created and transmuted contents.
Resumo
Nossa pesquisa parte do pressuposto de que o celular, atualmente, está se apropriando das particularidades de outros veículos de comunicação e, ao mesmo tempo, influenciando-os, abrindo caminho para novas possibilidades de acesso e de manuseio, tanto para usuários quanto para produtores de conteúdo audiovisual. Dentro deste contexto, temos como objetivo investigar e analisar as maneiras de expressão do telefone celular em diferentes produtos midiáticos: filmes de ficção cinematográfica e peças publicitárias impressas e fílmicas. Utilizamos como referencial teórico, a teoria das materialidades de HANS ULRICH GUMBRECHT (1998), para formular os conceitos de forma, acoplagem e simultaneidade. Com base nestes conceitos, traçamos linhas paralelas com os estudos sobre design de objetos de EZIO MANZINI (1993) e as peculiaridades do celular como mídia portátil, principalmente no que se refere à miniaturização, leveza, organicidade, hibridismo e transparência. Utilizamos também as concepções de MARSHALL MCLUHAN (2006) e de STEVEN JOHNSON (2001) para compreender as influências que a tecnologia contemporânea exerce nos sentidos das pessoas e para identificar as configurações das formas e metaformas presentes nas mídias analisadas neste trabalho. Com base nestas referências teórico-metodológicas, descrevemos como é expressa a convergência do celular com a televisão e a internet na mídia contemporânea, analisando os recursos materiais da produção, tais como: os planos de câmera, a edição, a sonorização, o ritmo, a cor, a textura, o próprio enredo. Demonstramos, na análise do material, que a multifuncionalidade do celular, relacionada a idéias de velocidade, mobilidade e conectividade presentes em diversos produtos midiáticos, traduz a sua convergência, ocasionando interferências nas ações humanas. Este processo está promovendo a criação de novas formas de comunicação, em que o receptor deixa de ser passivo e se torna usuário e emissor de conteúdos criados e transmutados.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Celular, Televisão, Internet, Materialidade, Expressão, Convergência
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto