Mercado ou criação? Estudo do figurino de telenovela e sua rede de conexão
Anexos
Informações
Título
Mercado ou criação? Estudo do figurino de telenovela e sua rede de conexão
Autor(es)
Lye Renata Prando
Orientador(es)
Solange Wajnman
Data de Defesa
31/03/2014
Resumo (EN)
This dissertation discusses the artistic and commercial character of one specific soap opera. The project has as a central objective the analysis and understanding of the process by which the costumes television becomes fashionable, from the analysis of the costume of the character Heloisa, of Salve Jorge soap opera. The theoretical and methodological foundations come from the field of Materialities with authors like Gumbretch - Materiality of Communication, and Bruno Latour, in TAR - ActorNetwork Theory. The procedures used were the literature review, making interviews with costume designers, collecting empirical data from researches institutes, associations and reports published in the media. The analysis showed the existence of a pattern in the soap opera costumes and their interdependence in trade and artistic aspects process.
Resumo
Esta pesquisa aborda o rádio, como veículo de comunicação, e os meios sonoros como plataforma para conteúdos trabalhados dentro da conceituação de Armand Balsebre para a Linguagem Radiofônica, ou seja, o conceito da expressividade da linguagem. O radioteatro possibilita ao ouvinte - em um processo de criação conjunta em que ele também participa - criar um universo de imagens pressupostas a partir da audição. Com o advento de novas tecnologias sonoras e os aparelhos de som portáteis, se faz urgente um olhar repensado sobre o senso de “audição”, pois o público encontra-se em um processo de reaprendizado do ouvir. A riqueza da linguagem radiofônica, com as palavras, trilhas, efeitos e silêncios, é pouco aproveitada na produção de radiofonia e na produção sonora contemporânea brasileira em diferentes gêneros e formatos. Buscamos, então, apresentar formas de valorizar o imaginário do ouvinte no que tange à criação, produção e recepção de produtos simbólicos radiofônicos, com a perspectiva de resgate da cultura da oralidade, apoiados por conceitos como a Paisagem Sonora, de Murray Schafer e a peça radiofônica alemã. Para exemplificar, apresentamos análises de elementos do radioteatro e da narrativa ficcional presentes também em outros gêneros, tais como o radiojornalismo e a publicidade.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Telenovela, Figurino, Campo da Materialidade, Teoria do Ator-Rede
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Moda, comunicação e cultura
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto