Memórias e despedidas: representação da morte e do luto em livros voltados à infância (2015-2022).
Documento
Informações
Título
Memórias e despedidas: representação da morte e do luto em livros voltados à infância (2015-2022).
Título (EN)
Memories and Farewells: The Representation of Death and Grief in Children's Books (2015–2022)
Autor(es)
Maria Luisa Ramirez Soares Marcato
Orientador(es)
Barbara Heller
Data de Defesa
20/12/2024
Resumo (EN)
The representation of death in children's literature is a complex theme that reflects and shapes children's understanding of finitude and loss. This dissertation investigates how literature aimed at young readers addresses death and grief, exploring its communicative functions. The study analyzes works by contemporary and award-winning authors, published in Portuguese between 2015 and 2022. In addition to themes related to death and grief, it also examines the question of memory and the importance of physical books in childhood as a contribution to the construction and consolidation of children's individual and social memory In dialogue with authors such as Marc Augé, Paul Ricoeur, and Felipe Pena, the work discusses the complementarity between memory and forgetting, understood not as irreconcilable opposites but as necessary and interdependent elements in the elaboration of the idea of death as an intrinsic part of life. In the field of communication, childhood is considered a social construct shaped by narratives that play an important role in the formation of children's identities. The selected titles present themselves as symbolic tools for addressing complex topics such as death and grief, respecting children's reflective capacity and promoting the construction of meaning in dialogue with adults. The dissertation employs Algirdas Julien Greimas's theoretical and methodological approach to analyze plastic, figurative, and discursive isotopies in the narratives. Additionally, by relating memory and grief, it identifies how visual and symbolic elements contribute to creating an emotional and thematic atmosphere. The research reveals that, over time, children's literature has shifted from a didactic and conservative focus to a more open and diverse approach, allowing children to explore and understand death in ways that promote both reflection and emotional expression, facilitating conversations with adults. The findings indicate that contemporary children's literature, by integrating complex themes in an accessible manner, plays a crucial role in shaping children's perceptions of death and grief, offering an essential tool for their emotional and social development.
Resumo
A representação da morte na literatura infantil é um tema complexo que reflete e molda a compreensão das crianças sobre a finitude e a perda. Esta dissertação investiga como a literatura voltada para o público infantil aborda a morte e o luto, explorando suas funções comunicativas. O estudo analisa obras de autores contemporâneos e premiados, publicadas em português entre 2015 e 2022. Além dos temas relacionados à morte e ao luto, examina-se também a questão da memória e da importância do livro físico na infância como contribuição para a construção e consolidação da memória individual e social das crianças. Em diálogo com autores como Marc Augé, Paul Ricoeur e Felipe Pena, o trabalho discute a complementaridade entre memória e esquecimento, compreendidos não como opostos irreconciliáveis, mas como partes necessárias e elementos interdependentes da elaboração da ideia de morte como parte intrínseca da vida. No campo da comunicação, considera-se a infância como uma construção social moldada por narrativas que desempenham um papel importante na formação das identidades infantis. Os títulos escolhidos apresentam-se como ferramentas simbólicas para tratar temas complexos, como a morte e o luto, respeitando a capacidade reflexiva das crianças e promovendo a construção de sentidos em diálogo com os adultos. A dissertação utiliza a abordagem teórico-metodológica de Algirdas Julien Greimas para analisar isotopias plásticas, figurativas e discursivas nas narrativas, além de relacionar memória e luto, identifica como elementos visuais e simbólicos contribuem para a criação de uma atmosfera emocional e temática. A pesquisa revela que, ao longo do tempo, a literatura infantil passou de um enfoque didático e conservador para uma abordagem mais aberta e diversificada, que passa a permitir às crianças explorarem e compreenderem a morte de maneiras que promovam tanto a reflexão quanto sua expressão emocional, facilitando a conversa com os adultos. Os resultados indicam que a literatura infantil contemporânea, ao integrar temas complexos de forma acessível, desempenha um papel crucial na formação da percepção das crianças sobre a morte e o luto, oferecendo uma ferramenta fundamental para seu desenvolvimento emocional e social.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Comunicação. Literatura infantil sobre morte. Memória. Análise plástica. Discurso.
Publicado em
MARCATO, M. L. R. S.; HELLER, B. (Orientadora). Memórias e despedidas: representação da morte e do luto em livros voltados à infância (2015-2022). 2024. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista, São Paulo, 2024.
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Narrativas da memória: representações, identidades e culturas
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
Direito de Acesso
Acesso Aberto