Literacia Midiática e Combate a Fake News no Brasil: um estudo de caso com o público da terceira idade
Documento
Informações
Título
Literacia Midiática e Combate a Fake News no Brasil: um estudo de caso com o público da terceira idade
Título (EN)
Media Literacy and Combating Fake News in Brazil: a case study with senior citizens
Autor(es)
Luciana Aparecida Janizello Augusto
Orientador(es)
Carla Montuori Fernandes
Data de Defesa
22/12/2023
Resumo (EN)
This dissertation intend to measure the impact of the university extension project Media Literacy and combating fake news for the senior public. The study is the result of theoretical and practical systematizations on university extension aimed at elderly people with a focus on media education and with a view to confronting contexts that involve the production and circulation of fake news. The proposal was developed with the aim of providing basic notions of media literacy and analyzing the result, enabling participants to make safer and more conscious usage of social networks, by addressing topics such as technology, social networks, virtual scams, fake news and legal implications in the dissemination of information on social networks. Understood as the ability to produce content in a responsible and critical manner on media platforms, the media literacy is a fundamental element for the full exercise of citizenship today. The theoretical discussion was based on definitions focused on the functioning of digital media and their characteristics, with reference to virtual bubbles, algorithmization and data capitalism. The debate involved the conceptualization of media literacy and its importance in combating misinformation and developing critical skills for using the internet. Initially, it was opted for the bibliographic methodology to carry out the theoretical discussion present in the dissertation. With the aim of answering whether the course was useful for the public to develop critical competence, the case study was chosen as the methodology, with the application of questionnaires in two distinct phases, before and after the classes taught. The sample comprised 17 members (students), who have attended the course from July to December 2021 and agreed to participate in the research, by signing off the Free and Informed Consent Form, after approval of the research by the Comite de Ética em Pesquisa (CEP) from Universidade Paulista (UNIP). The results revealed that literacy represents a promising path towards providing older adults with safer and more conscious access to the information they receive and share on digitals medias. In this context, the research is in line with the definition of Ferrari (2018), in whose study media literacy provides support so that consumers and social media users are able to deftly distinguish Fake News, interrupting its sharing and avoiding making wrong decisions.
Resumo
Esta dissertação intenciona mensurar o impacto do projeto de extensão universitária Literacia Midiática e combate a fake news para o público da terceira idade. O estudo é o resultado de sistematizações teóricas e práticas sobre a extensão universitária voltada para pessoas idosas com foco na educação midiática e com vistas ao enfrentamento de contextos, que envolvem a produção e circulação de fake news. A proposta se desenvolveu com o intuito de fornecer noções básicas de literacia midiática e analisar o resultado, capacitando os participantes para um uso mais seguro e consciente das redes sociais, ao abordar temas como tecnologia, redes sociais, golpes virtuais, fake news e implicações legais na difusão de informações nas redes sociais. Entendida como a capacidade de produzir conteúdo de maneira responsável e crítica nas plataformas de mídia, a literacia midiática é elemento fundamental para o exercício pleno da cidadania na atualidade. A discussão teórica apoiou- se em definições voltadas ao funcionamento das mídias digitais e suas características, com referência às bolhas virtuais, algoritmizacão e capitalismo de dados. O debate envolveu a conceituação de literacia midiática e sua importância no combate à desinformação e no desenvolvimento de competências críticas para uso da internet. Optou-se, inicialmente, pela metodologia bibliográfica, para realizar a discussão teórica presente na dissertação. Com o objetivo de responder se o curso foi útil para que o público desenvolvesse competência crítica, elegeu-se o estudo de caso como metodologia, com a aplicação de questionários em duas fases distintas, anterior e posterior às aulas ministradas. A amostra compreendeu 17 integrantes (alunos), que frequentaram o curso durante o período de julho a dezembro de 2021 e aceitaram participar da pesquisa, assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, após aprovação da pesquisa no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Paulista (UNIP). Os resultados revelaram que a literacia representa um caminho promissor no sentido de oportunizar ao idoso o acesso mais seguro e consciente da informação, que recebe e compartilha nas mídias digitais. Nesse contexto, as pesquisas mostram-se em sintonia com a definição de Ferrari (2018), em cujo estudo a literacia midiática fornece subsídios para que os consumidores e usuários das mídias sociais sejam capazes de distinguir com destreza as Fake News, interrompendo seu compartilhamento e evitando a tomada de decisões equivocadas.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Midias Digitais; Fake News; Terceira Idade; Literacia Midiática
Publicado em
AUGUSTO, L. A. J.; FERNANDES, C. M. (Orientadora). Literacia Midiática e Combate a Fake News no Brasil: um estudo de caso com o público da terceira idade. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista, São Paulo, 2023.
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Configuração de produtos e processos na cultura midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia, cultura e memória
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares – PROSUP/CAPES.
Direito de Acesso
Acesso Aberto