Inovação tecnológica e estética de uma tevê pública: Um estudo exploratório dos cenários da TV Cultura rumo à virtualização
Anexos
Informações
Título
Inovação tecnológica e estética de uma tevê pública: Um estudo exploratório dos cenários da TV Cultura rumo à virtualização
Autor(es)
Luciana Nascimento Maeda
Orientador(es)
Solange Wajnman
Data de Defesa
18/08/2014
Resumo (EN)
Presumably TV Cultura, by being public broadcaster maintained with funds from the state government of São Paulo, has problems of infrastructure and technological gaps in relation to commercial broadcasters. In this regard, our aim was to verify the extent this assumption from diachronic approach scenographic aesthetic of the station programs. The aim was, on one hand, to understand the process of construction, the joints and the way of doing scenography at the station, and see how, on the other, with few resources, she can have technological organization. Interviews and consultations with institutional assets of the issuer, studies from various genres and research programs under the bias of the techniques, technologies and labor organizations at the station were carried out. The theoretical framework was based on the work of Grumbrecht on materiality in communication studies, John the Baptist Cardoso on virtualization scenario, Arlindo Machado and Renato Ortiz, on the evolution of television programs, and even Laurindo Leal Filho, with explanations of the administration of TV Cultura. We have obtained results on the evolution of scenographic space station, we trace the narrative processes of Brazilian television language taking into account the requirements of scenographic aesthetic the arrival process of new technologies and show the working process of issuing from its telenovelas in black and white, like the Teatro 2, the use of chroma key in child Glub Glub to today's virtual set solution of lags used as the issuer, among them the lack of physical space. With this study, I intend to contribute to the formatting of the contemporary look of the viewer about the aesthetics of television scenography projects, due to the insertion of new technologies. Through the scenarios of TV Cultura, we obtained results on the evolution of scenographic space, tracing a narrative of the processes of language of Brazilian television.
Resumo
Presume-se que a TV Cultura, pelo fato de ser emissora pública mantida com verbas do Governo do Estado de São Paulo, tenha problemas de infraestrutura e defasagem tecnológica em relação às emissoras comerciais. Sob esse aspecto, nosso objetivo foi verificar o alcance desse pressuposto a partir de abordagem diacrônica da estética cenográfica dos programas da emissora. Pretendeu-se, de um lado, compreender o processo de construção, as articulações e o modo de fazer cenografia na emissora, e, por outro, verificar como com poucos recursos ela consegue ter organização tecnológica. Foram realizadas entrevistas e consultas ao acervo institucional da emissora, estudos de programas de diversos gêneros e investigações sob o viés das técnicas, tecnologias e organização do trabalho na emissora. O referencial teórico pautou-se nos trabalhos de Grumbrecht sobre materialidade nos estudos de comunicação; de João Batista Cardoso sobre a virtualização do cenário; Arlindo Machado e Renato Ortiz, sobre a evolução dos programas de televisão, e ainda Laurindo Leal Filho, com explanações sobre a administração da TV Cultura. Obtivemos resultados sobre a evolução do espaço cenográfico da emissora, traçamos a narrativa dos processos da linguagem televisiva brasileira levando em conta as exigências da estética cenográfica no processo de chegada de novas tecnologias e mostramos o processo de trabalho da emissora desde as suas telenovelas em preto e branco, como o Teatro 2, o uso do chroma key no infantil ‘Glub Glub’, até o atual cenário virtual usado como solução de defasagens da emissora, entre elas, a falta de espaço físico. Com este estudo, pretende-se contribuir para a formatação do olhar contemporâneo do telespectador sobre a estética dos projetos cenográficos televisivos, em função da inserção de novas tecnologias. Por meio dos cenários da TV Cultura, obtivemos resultados sobre a evolução do espaço cenográfico, traçando uma narrativa dos processos da linguagem da televisão brasileira.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
TV Cultura, Cenografia, História, Tecnologia
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Moda, comunicação e cultura
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto