Identidade Capturada. A Parada do Orgulho Gay de São Paulo em 2007 nos Telejornais
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Informações
Título
Identidade Capturada. A Parada do Orgulho Gay de São Paulo em 2007 nos Telejornais
Autor(es)
Irineu Ramos Ribeiro
Orientador(es)
Bárbara Heller
Data de Defesa
20/05/2008
Resumo (EN)
This dissertation analyses the role of Television in the building of identity and the concept of culture, understood as a field where ln this view, television is more than a vehicle to entertain and inform, it is also a producer of values and knowledge; it regulates conducts and ways of being; it produces identities and representations and constitutes a certain type of power relations. The corpus of my research comes from the TV journalistic coverages of the Gay Parade in São Paulo, year 2007. The Gay Parade is, in my view, a place where gender representations are built and influence collective consciousness, both legitimating existing inequal relations between the genders and making it possible to express dissent. As a mass vehicle of communication, the television is a place of production and reproduction of meanings. This we can analyse the ways gender relations are being represented. We can also see the ways in which the discourse produces signifiers and how those signifiers can be identified as behaviours socially accepted. The theoretical basis for the corpus is given by Stuart Hall and Michel Foucault studies. ln Hall's cultural studies, language use is considered as operating within a framework of power institutions, politics and economics. This view presents people as producers and consumers of culture at the same time. Foucault contributes with his concepts of power, sexuality, gender and queer theory. This theoretical structure allows for the identification and analysis of the formats gays is presented in TV. This narrative is not only produced by the media, it is a reproduction as well, reflecting the signifiers circulating within the society.
Resumo
Nesta dissertação analiso o papel da televisão na formação de identidades e a concepção de cultura, entendida como campo de conflitos e negociação de significados. Muito mais do que entreter e informar o telespectador, a TV produz valores e saberes; regula condutas e modos de ser; fabrica identidades e representações; constitui certas relações de poder. O corpus da pesquisa constitui-se de cobertura jornalística televisiva da Parada Gay de São Paulo, em 2007, entendida como lugar em que representações de gênero são construídas, legitimando relações de desigualdade entre os sexos ou possibilitando formas de contestação. A TV, um veículo de comunicação de massa, é um campo de produção e reprodução de significados em que se pode analisar de que formas as relações de gênero estão sendo representadas; de que formas o discurso produz significados e como tais significados podem ser identificados em comportamentos aceitos socialmente. A análise do corpus é sustentada na teoria dos Estudos Culturais, como os de Stuart Hall, que pesquisa temas como senso de identidade e categorias discursivas em torno das quais se organiza um sistema de poder socioeconômico, de exploração e exclusão. E, também, embasada em Michel Foucault, com os conceitos de relações de poder, sexualidade, gênero e teoria queer.
Com tal suporte teórico, torna-se possível identificar e analisar as formas de representação do gay na TV. Tal narrativa não é apenas produzida, mas também reproduzida, considerando os significados que circulam na sociedade, relacionados às formas pelas quais as concepções de gênero e de sexualidade são construídas para justificar características, comportamentos e atitudes atribuídas socialmente às mulheres e aos homens.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Identidade, Televisão, Queer, Gay
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia, Cultura e Política: identidades, representações e configurações do público e do privado no discurso midiático
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto