Humor, publicidade e representação: a mulher no canal ‘Porta dos Fundos’
Anexos
Informações
Título
Humor, publicidade e representação: a mulher no canal ‘Porta dos Fundos’
Autor(es)
Renata Gomes de Melo
Orientador(es)
Barbara Heller
Data de Defesa
30/08/2018
Resumo (EN)
The present work aims to investigate the relations between humor, publicity, and representation in contemporary media culture. In this dissertation, we analyzed four webisodes of Porta dos Fundos - the object of this study - in order to understand how this Brazilian web series represents contemporary women in their different social roles through its advertainment productions. The year 2015 was established as the methodological clipping in order to point out the dialogism between the webisodes and the context of production, having the woman as the main character, once there were several movements, demonstrations, and campaigns in favor of feminist struggles in Brazil within this period. The selected productions were submitted to a systematic observation in which we analyzed the linguistic utterances (quantitatively and qualitatively) through the Content Analysis, by Bardin (1979). We also rely on the concepts of Carnivalization, Parody, and Intertextuality, from Bakhtin (1999) and Hutcheon (1979), Stereotypes, by Lippmann (1965) and also Representation, by Stuart Hall (2016). To think of the portal as a media, we rely on the concepts of Media Convergence and Transmedia Narrative, by Jenkins (2009); Remediation, by Bolter and Grusin (2000) and Cyberculture. We conclude that the representations present in the discourses of the Port of Fund productions do not reflect the advances made concerning the struggles of contemporary women. Also, the elements that construct the discourse of advertainment practiced by the Porta dos Fundos contain stereotyped representations of the woman in the society that propitiate the maintenance of the phallocentric hegemonic discourse.
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar as relações entre humor, publicidade e representação na cultura midiática contemporânea. Para isto selecionamos como corpus o coletivo ‘Porta dos Fundos’ e analisamos a representação da mulher contemporânea e seus diversos papéis sociais em quatro websódios. Como em 2015, em especial, ocorreram diversos movimentos, manifestações e campanhas em prol das lutas feministas no Brasil, como a aprovação da Lei do Feminicídio, a Marcha das Margaridas, a Marcha das Mulheres Negras, a repercussão da participação de Viola Davis no Emmy, a inserção de conteúdos feministas no ENEM e também as campanhas: Chega de Silêncio, Meu Primeiro Assédio e Meu Amigo Secreto, optamos por selecionar apenas websódios veiculados naquele ano para entender o dialogismo entre os enunciados e o contexto de produção, tendo a mulher como personagem principal. As produções selecionadas foram submetidas a uma observação sistemática na qual os enunciados linguísticos foram analisados (de forma quantitativa e qualitativa) por meio da Análise de Conteúdo, de Bardin (1979). Também nos apoiamos nos conceitos de Carnavalização, Paródia e Intertextualidade, de Bakhtin (1999) e de Hutcheon (1979), Estereótipos, de Lippmann (1965) e, finalmente, Representação, de Stuart Hall (2016). Para pensar o portal como mídia, apoiamo-nos nos conceitos de Convergência das Mídias e Narrativa Transmídia, de Jenkins (2009), Remediação, de Bolter e Grusin (2000) e Cibercultura. Chegamos à conclusão de que as representações presentes nos discursos das produções do ‘Porta dos Fundos’ não refletem os avanços alcançados em relação às lutas da mulher contemporânea e que os elementos que constroem o discurso do advertainment praticado pelo ‘Porta dos Fundos’ contêm representações estereotipadas da mulher na sociedade, que propiciam a manutenção do discurso hegemônico falocêntrico.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Humor, Publicidade, Representação, Porta dos Fundos
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Centro de Estudos em Música e Mídia
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto