“Hoje é Dia de Maria”: O Sonho Recicla a Imagem
Anexos
Informações
Título
“Hoje é Dia de Maria”: O Sonho Recicla a Imagem
Autor(es)
Simony Aparecida do Rego Barros Barbosa Cesário de Oliveira
Orientador(es)
Eduardo Peñuela Cañizal
Data de Defesa
29/06/2012
Resumo (EN)
This work refers to an analysis proppiana of the series Hoje é dia de Maria produced in 2004, the work of Carlos Alberto Soffredini, written by Luis Alberto de Abreu and Luiz Fernando Carvalho. The production proved to be innovative in many respects, was considered as a whole a true work of scenic art that marked the Brazilian production has brought together various types and forms of expressions scenographic, including arts and theater experiments of various origins. ln their study, the character in this structuralist methodology of Propp enabled the study of archetypes for the characters of that series because they have common features present in the construction of fanciful tales at various times, civilizations and places. Considering the show and rescues a deterritorialized timeless mythology, there is a polyphony of signs and meanings that interact with the universal repertory and imagery. The research contemplated sites representing the miniseries, which allowed the work to add value by helping one another to be analytical look, a new perception that instills production of new knowledge about the rich theme. Another contribution of this research was the development of learning as the researcher worked with a shape that allowed in the efficacy analysis application proppiana, a fact which required a search through the systematization of deepening the analysis, as the study grew up as procedure evolution.
Resumo
A presente dissertação faz uma análise proppiana do seriado “Hoje é dia de Maria”, produzido em 2004 a partir da obra de Carlos Aberto Soffredini, e escrito por Luís Alberto de Abreu e Luiz Fernando Carvalho. A produção revelou-se inovadora em muitos aspectos, tendo sido considerada, em seu conjunto, uma verdadeira obra de arte de inspiração cênica, ao marcar a produção televisiva brasileira mediante a união de vários tipos e formas de expressões cenográficas, plásticas e teatrais; inclusive com experimentações de diversas origens. Na pesquisa desenvolvida, o caráter estruturalista da metodologia de Propp possibilitou o estudo dos arquétipos observados nos personagens do referido seriado, pelo fato deste possuir características comuns às presentes na construção dos contos fantasiosos de várias épocas, civilizações e lugares. Considerando que o seriado resgata uma mitologia desterritorializada e atemporal, há polifonia de signos e significados que interagem com o repertório e imaginário universais. A investigação contemplou trechos representativos da minissérie, o que possibilitou agregar valor ao trabalho e contribuir para a construção de um outro olhar analítico, uma nova percepção capaz de instigar a produção de novos conhecimentos sobre esta rica temática. Outra contribuição da pesquisa foi o desenvolvimento do aprendizado da pesquisadora, ao lhe dar a oportunidade de trabalhar com uma forma que permitiu, com eficácia, a aplicação da análise proppiana; fato que exigiu busca por aprofundamento por meio da sistematização da análise, conforme o estudo ganhou corpo.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Minissérie, Televisão, Surrealismo, Cenografia
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e cultura
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto