Funk ostentação na zona norte paulistana
Anexos
Informações
Título
Funk ostentação na zona norte paulistana
Autor(es)
João Marcelo Flores de Bras
Orientador(es)
Simone Luci Pereira
Data de Defesa
09/05/2016
Resumo (EN)
This research seeks to understand the music scene of the “ostentation funk” among young people living on the outskirts of São Paulo city, specifically in the north, in the neighbourhoods of Brasilândia and Freguesia do Ó, through its appropriations and uses of global culture, in a post-peripheral perspective which comprises a blurring of boundaries between center and periphery. The musical practices analyzed are shown in a logic that challenges and negotiates, seeking its legitimation, appropriating privileged classes of consumer symbols. In this research we prioritize the question of technicality, corporeality, consumer culture and youth cultures in their belonging representations, setting intercultural spaces filled with cosmopolitan appropriations, but still in dialogue with the local cultural identity in their hybridism processes. The methodology uses the ethnography of this music scene as well as the analysis of some "montage" video clips made by these young people; moreover, we will track the trajectory of this kind of funk which, specifically in the city of São Paulo, trails an unique path, versing about consumption and its symbols of power.
Resumo
Esta pesquisa busca compreender a cena musical do funk ostentação entre os jovens que vivem na periferia da cidade de São Paulo, mais especificamente da zona norte, nos bairros Brasilândia e Freguesia do Ó, a partir de suas apropriações e usos da cultura global, numa perspectiva pós-periférica que compreende um borramento de fronteiras entre centro e periferia. As práticas musicais analisadas mostram-se numa lógica que desafia e negocia, buscando sua legitimação, apropriando-se de símbolos de consumo de classes privilegiadas. Prioriza-se, nesta pesquisa, a questão da tecnicidade, das corporalidades, da cultura do consumo e das culturas juvenis em suas representações de pertencimento, configurando espaços interculturais cheios de apropriações cosmopolitas, porém em diálogo com a identidade cultural local, em seus processos de hibridismos. A metodologia usa a etnografia desta cena musical, bem como a análise de alguns videoclipes feitos por estes jovens; além disso, rastreamos a trajetória desta vertente do funk que, especificamente na cidade de São Paulo, ocorre de maneira singular, que versa sobre o consumo e seus símbolos de poder.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Funk Ostentação, Cena Musical, Identidade, Consumo, Culturas Juvenis
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Centro de Estudos em Música e Mídia
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto