“FOI EXU QUE ME DEU”: Exu Coach e a Teologia da Prosperidade na Umbanda
Documento
Informações
Título
“FOI EXU QUE ME DEU”: Exu Coach e a Teologia da Prosperidade na Umbanda
Título (EN)
“EXU GAVE IT TO ME”: Exu Coach and the Theology of Prosperity in Umbanda
Autor(es)
Ademir Barbosa Júnior
Orientador(es)
Mauricio Ribeiro da Silva
Data de Defesa
08/09/2025
Resumo (EN)
This work aims to identify the relationship between religion and consumption promoted by Prosperity Theology, commonly associated with neopentecostal religious leaders, but that is also found in other religious segments, based on a content analysis. To this end, the influence of Prosperity/Coaching theology on concepts and practices associated with Umbanda is analyzed, particularly in the case of Exu. As a theoretical framework, concepts from Harry Pross, Baitello Jr. and Muniz Sodré, as well as other communication scholars, were used to understand the most visible results of the mediatization and repetition of the product “Exu courses”: the emptying of the archetypal image of Exu, the monolatry dedicated to this Orixá/entity and the diminishing importance of terreiro communities.
Resumo
Este trabalho objetiva, a partir da análise de fenômenos comunicacionais, identificar a relação entre religião e consumo promovida pela Teologia da Prosperidade, comumente associada a lideranças religiosas neopentecostais, contudo presente também em outros segmentos religiosos. Para tanto, por meio de análise de conteúdo, analisa-se a influência da Teologia da Prosperidade/Teologia Coaching em conceitos e práticas associadas à Umbanda, notadamente no caso de Exu. Como referencial teórico, valemo-nos, sobretudo, de conceitos de Harry Pross, Baitello Jr. e Muniz Sodré, bem como de outros estudiosos da Comunicação, para a compreensão dos resultados mais visíveis da mediatização e da reiteração do produto “cursos de Exu”: o esvaziamento da imagem arquetípica de Exu, a monolatria dedicada a esse Orixá/essa Entidade e a diminuição da importância das comunidades-terreiro.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Comunicação; Mediatização; Teologia Coaching; Exu; Umbanda.
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudos do Imaginário
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
CAPES
Direito de Acesso
Acesso Aberto