Extimidade e o imperativo da visibilidade mediática na cibercultura
Anexos
Informações
Título
Extimidade e o imperativo da visibilidade mediática na cibercultura
Autor(es)
Mairê de Miranda Oliveira Vaz
Orientador(es)
Jorge Miklos
Data de Defesa
19/08/2015
Resumo (EN)
This thesis, which addresses the topic Mediatic Visibility, aims to understand the motivation and the process that had traveled to the trivialization of intimate matters against the fascination of social networks. The problem raised by this research is the change in behavior that causes people to break through the barrier of public and private and to address issues before intimate in public spaces. It was adopted as hypothesis that socioeconomic changes impel them to these actions. Concepts such as modernity (solid and liquid), post-modernity (Bauman, 1998, 1999a, 1999b, 2001a, 2001b, 2004a, 2004b, 2005, 2008a, 2008b, 2011a, 2011b, 2011c, 2012, 2013), Show Society ( Debord, 1997), apareSer (DAL BELLO, S / d, 2009, 2014), merchandise and consumption (Marx, 1983, 2005), planned obsolescence (SENNETT, 2006a, 2006b, 2009), human commodities (Trivinho, 2011, 2012 ) and extimidade (Tisseron, 2003, 2008, 2009, 2010, 2011) were instrumental in this investigation. In addition to the literature virtual ethnography was conducted, specifically in the online social network Facebook. With these features, the relevance of the research is justified from the study of behavior through socialization environments on the web who even questions the functionalist model of communication that defines distinctly sender and receiver, given that the Internet these roles are merge and complement each other.
Resumo
Esta dissertação visa compreender a motivação e o processo percorrido para que houvesse a banalização dos assuntos íntimos ante o fascínio das redes sociais. A globalização, diluição das barreiras territoriais e outras marcas da Pós-Modernidade, apontadas por Bauman, aliadas ao advento da internet, transformam diariamente a relação entre as pessoas. Enquanto na Era Moderna a noção de esfera pública pautava debates referentes às questões comuns, a Era Digital transpõe os discursos para o ambiente virtual e transforma o modelo funcionalista de comunicação - emissor-receptor, para uma amostra em que todos compartilham informações. A desconstrução da linearidade do modelo comunicacional transforma todos os usuários do universo virtual em editores e produtores de conteúdo. E essa transposição traz outra questão para os debates da Pós-Modernidade em que a publicação dos assuntos íntimos quebra a linha tênue que dividia as discussões internas e privadas das externas e comuns, na espetacularização anunciada por Guy Debord na década de 1960. Além disso, o “ser” que cedia lugar ao “ter”, graças às imperatividades da sociedade capitalista, fez com que o “ter” perdesse espaço para o “parecer” e os debates em torno das aparências e fragilidades no mundo virtual ganhassem força. Nesse contexto, o desejo de apareSer (Dal Bello) traz à tona, junto aos estudos de Comunicação, o conceito de extimidade trabalhado por Tisseron, que anteriormente se restringia ao universo psicanalítico, no qual justifica a necessidade dos seres humanos dessa demonstração e de uma possível abertura da intimidade. Estes temas são apresentados e discutidos neste trabalho que teve como metodologia a pesquisa bibliográfica e a etnografia virtual.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Extimidade, Pós-Modernidade, Visibilidade Mediática, Modernidade Líquida, Cibercultura
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudos do Imaginário
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto