Estratégias de Comunicação nas Eleições Presidenciais de 2014: Uma Análise dos Debates Eleitorais Televisivos entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB)
Anexos
Informações
Título
Estratégias de Comunicação nas Eleições Presidenciais de 2014: Uma Análise dos Debates Eleitorais Televisivos entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB)
Autor(es)
Christiane Souza dos Santos
Orientador(es)
Carla Montuori Fernandes
Data de Defesa
29/06/2017
Resumo (EN)
This study analyzes the communication strategies of the candidates Aécio Neves (PSDB) and Dilma Rousseff (PT) in the four televised debates of the second round of the presidential elections of 2014. This election was held in a conjuncture marked by a series of popular demonstrations in 2013, corruption scandals and the accidental death of a candidate who was replaced by his vice-president, who disputed the second position in the polls until the eve of the first round. We recognize that mass media, with prominence for television, are social and political actors, who participate in the elections, are sources of information, analyzes and construct narratives about the political-electoral day-to-day, as well as producing political events, such as the debates, an object of study little studied in Brazil. These programs are electronic spaces made available for the direct confrontation between the candidates, which provide visibility and opportunities for each participant to present the arguments that indicate that he is the best president for Brazil. The methodology used was content analysis, based on categories proposed especially for this dissertation, which provided us with the evidence for quantitative analyzes and inferences. That study evidenced that the communication strategy based on attacks is more used by candidate of opposition to the government, that in elapsing of the programs happen changes in the strategies in agreement with the surveys of vote intentions and that candidates of the situation emphasize their administrative accomplishments. Both, neglect the presentation of government's plans, they privilege the competition and they promote unnecessary argumentative discussions.
Resumo
Esse estudo analisa as estratégias de comunicação dos candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) nos quatro debates televisivos do segundo turno das eleições presidenciais de 2014. Esse pleito foi realizado em uma conjuntura marcada por uma série de manifestações populares em 2013, pelos escândalos de corrupção e a morte de um candidato que foi substituído pela vice-presidente de sua chapa, que disputou a segunda posição nas pesquisas de intenções de voto até às vésperas do primeiro turno. Reconhecemos que os meios de comunicação de massa, em particular a televisão, são atores sociais e políticos, que participam das eleições, são fontes de informações, análises e constroem narrativas sobre o dia a dia político-eleitoral, além de produzirem acontecimentos políticos, como os debates, um objeto de estudo pouco estudado no Brasil. Esses programas são espaços eletrônicos disponibilizados para o confronto direto entre os candidatos, que proporcionam visibilidade e oportunidades para que cada participante apresente os argumentos que indicam ser ele o melhor presidente da República para o Brasil. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo, baseada em categorias propostas especialmente para essa dissertação, que nos forneceram as evidências para as análises quantitativas e as inferências. Esse estudo evidenciou que a estratégia de comunicação baseada em ataques é mais utilizada pelo candidato de oposição ao governo, que no transcorrer dos programas ocorrem mudanças nas estratégias de acordo com as pesquisas de intenções de voto e que os candidatos da situação enfatizam suas realizações administrativas. Ambos, negligenciam a apresentação dos planos de governo, privilegiam a competição e promovem embates argumentativos, que agregam dramaticidade ao espetáculo político.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
eleições, comunicação eleitoral, debates políticos, política e televisão
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto