Entre teoria e prática: o tutor on-line como “ferramenta” na Educação Corporativa – Um estudo de caso
Anexos
Informações
Título
Entre teoria e prática: o tutor on-line como "ferramenta" na Educação Corporativa – Um estudo de caso
Autor(es)
Thereza Cristina Guerra da Cunha
Orientador(es)
Edilson Cazeloto
Data de Defesa
15/02/2012
Resumo (EN)
This work provides a discussion of the online tutor in the corporate field in arder to demonstrate his features and assess if the theory research and practice corporate, in relation to new technologies in computer mediated in era of Cyberculture, value the skills of tutor.
From the history of distance education, the presentation of the main universities in Brazil and other countries that use the tutor for the courses online and the emphasis on the importance of e-learning, drew up the communication skills of the tutor as a figure of teaching-learning process.
The theoretical framework consists of authors such as Gilly Salmon, Marco Silva, Fredric Litto and Marcos Formiga, Otto Peters and Romero Tori, among others, whose works discuss the duties of the online tutor and highlight the importance of distance education.
From the qualitative research of ABDIB, academic partnership with FGV Online, with students of Environmental Licensing online, the work concluded that although the tutor is considered as a "toai" of the online system, he can be the leader, motivator and mediator of the corporate e-learning.
Resumo
Este trabalho apresenta a discussão sobre o tutor on-line no campo corporativo com o objetivo de debater suas características e avaliar se a teoria pesquisada e a prática da área corporativa, diante das novas tecnologias mediadas pelo computador na era da Cibercultura, valorizam as competências do tutor.
A partir do histórico da Educação a Distância, da apresentação das principais universidades de outros países e do Brasil, que se utilizam do tutor com o intuito de mediar cursos a distância, e do destaque para a importância do e-learning, traçaram-se as competências comunicacionais do tutor como figura do processo de ensino-aprendizagem.
O referencial teórico compõe-se de autores como Gilly Salmon, Marco Silva, Fredric Litto, Marcos Formiga, Otto Peters e Romero Tori, entre outros, cujas obras discutem as funções do tutor e destacam a importância da Educação a Distância.
O trabalho, a partir de pesquisa qualitativa da ABDIB (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base), em parceria acadêmica com a FGV On-line, com os alunos do curso de Licenciamento Ambiental On-line, concluiu que, embora o tutor seja considerado uma “ferramenta” do sistema on-line, ele pode ser o condutor, motivador e mediador do e-learning corporativo.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Cibercultura, Educação Corporativa, Tutor On-line
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mediações telemáticas em grupos sociais
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto