EM RITMO DE AVENTURA: consumo, classe média e poder no final dos anos 1960, a partir do filme de Roberto Farias
Documento
Informações
Título
EM RITMO DE AVENTURA: consumo, classe média e poder no final dos anos 1960, a partir do filme de Roberto Farias
Autor(es)
Fábio Dummer Camargo
Orientador(es)
Heloísa de Araújo Duarte Valente
Data de Defesa
25/10/2021
Resumo
Esta dissertação parte de uma análise do longa-metragem Roberto Carlos em Ritmo de Aventura (Farias, 1968), remontando ao cenário sócio-político-cultural que se amolda a partir do golpe civil-militar de 1964, nas metrópoles brasileiras. Tomando o filme por seu potencial enquanto documento histórico, analisa-se como o regime ditatorial se valeu da classe média brasileira para sua legitimação social usando, para isso, a expansão do consumo de bens e serviços por meio dos produtos culturais, com a finalidade de se consolidar. Partindo de critérios da análise fílmica dados por Aumont e Marie (2011), identificamos códigos visuais, narrativos e de trilha sonora que nos permitiram verificar que, para além da sua classificação como comédia musical de aventura, o filme encerra um sofisticado sistema de construção simbólica concebido pelo cineasta Roberto Farias. Nossa investigação aponta que, em troca de apoio institucional e comercial para a produção, o diretor ofereceu parceria ao Governo Federal e acabou angariando patrocinadores. A escolha do cantor Roberto Carlos, então ídolo da Jovem Guarda ultrapassa a demanda de promoção do artista. Esta pesquisa se apoiou nos estudos sócio-históricos de Daniel Aarão Reis (2014), Jessé Souza (2018) e Elio Gaspari (2002), entre outros. No campo das determinações mútuas entre a linguagem audiovisual e a música, intercruzamos com os elementos fílmicos a noção de paisagem sonora, de R. Murray Schafer (2001). Concluímos que as configurações da obra e das canções no campo sociocultural alçam Em Ritmo de Aventura da condição de mero produto cinematográfico para uma obra que refletiu, na esfera cultural, no sentido da mesma face diante do espelho, o clima de repressão e vigilância que o regime ditatorial impunha no final dos anos 1960, tendo sido usado para naturalizar tais expedientes enquanto os retratava em tom de comédia, o que confere ao filme significativo potencial de revelar aspectos ainda não explorados acerca do conturbado momento histórico em que foi produzido e lançado.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Roberto Carlos em Ritmo de Aventura; classe média; consumo; audiovisual: 1960.
Publicado em
CAMARGO, F. D. EM RITMO DE AVENTURA: consumo, classe média e poder no final dos anos 1960, a partir do filme de Roberto Farias. 2021. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista, São Paulo, 2021. Disponível em: https://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/tainacan-items/191/84833/FÁBIO-DUMMER-CAMARGO.pdf Acessado em: xx/xx/xx
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Configuração de produtos e processos na cultura midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Centro de Estudos em Música e Mídia
Instituição
UNIP
Financiamento
Universidade Paulista
Direito de Acesso
Acesso Aberto