“Em Meus Termos”: A manipulação em Cidadão Kane nas esferas da mídia, memória e relações de poder
Anexos
Informações
Título
“Em Meus Termos”: A manipulação em Cidadão Kane nas esferas da mídia, memória e relações de poder
Autor(es)
Rafaela Aparecida Pacheco Caetano
Orientador(es)
Gustavo Souza da Silva
Data de Defesa
22/06/2017
Resumo (EN)
Citizen Kane (1941), film by the filmmaker Orson Welles, became a reference in film criticism for escaping conventionalism in the aesthetic and narrative fields, presenting a work that explores poignant topics to the social sciences of the twentieth century such as the media, memory and power relations. From the perspective of these three spheres, the present work investigates the manifestations of the manipulation in Citizen Kane, understanding how filmic discourse, accepted as image and text, appropriates this concept in order to discover the plausibility of its identification as the driving force of the movie. The research adopts as methodology the film analysis of Aumont and Marie (2010), in understanding that it allows the work to "speak for itself" instead of adapting to a theory, as well as enables dialogue with concepts from other areas of knowledge such as history and sociology. The dissertation, based on three chapters, focuses respectively on the role of manipulation in the media, memory and power relations, with the fundamental theoretical contributions of van Dijk (2008) and Ana Paula Goulart (2003) in the field of theory of the manipulation and the paper of the media in the present time; of Mariana Baltar (2007; 2010) and Maurice Halbwachs (2003) in the analysis of the circumstances that influence the act of memory; and Michel Foucault (2006, 2014, 2015) in the study of the dynamics of power, Max Weber (2013) in the question of American ethos, Erving Goffman (2014) in performance and Pierre Bordieu (2012) and Michelle Perrot (1991) within the scope of gender relations. The research also draws on the theoretical subsidies of Bordwell and Thompson (2004) for the analysis of Citizen Kane's filmic discourse in order to understand how it articulates the manipulation.
Resumo
Cidadão Kane (1941), filme do cineasta Orson Welles, tornou-se referência na crítica cinematográfica por fugir ao convencionalismo nos campos estético e narrativo, apresentando uma obra que explora tópicos pungentes às ciências sociais do século XX, como a mídia, a memória e as relações de poder. Sob a perspectiva destas três esferas, o presente trabalho investiga as manifestações da manipulação em Cidadão Kane, compreendendo como o discurso fílmico, entendido como imagem e texto, se apropria deste conceito no intuito de descobrir a plausibilidade de sua identificação como força motriz da obra. A pesquisa adota como metodologia a análise fílmica de Aumont e Marie (2010), ao entender que esta permite à obra “falar por si” em lugar de adaptar-se a uma teoria, bem como possibilita o diálogo com conceitos de outras áreas do saber como a história e a sociologia. O trabalho, fundamentado em três capítulos, desenvolve-se respectivamente sobre o papel da manipulação nos âmbitos da mídia, memória e relações de poder, com as contribuições teóricas fundamentais de van Dijk (2008) e de Ana Paula Goulart (2003) no campo da teoria da manipulação e do papel da mídia na atualidade; de Mariana Baltar (2007; 2010) e Maurice Halbwachs (2003) na análise das circunstâncias que influenciam o ato de memória; e de Michel Foucault (2006; 2014; 2015) nos estudos da dinâmica do poder, Max Weber (2013) na questão do ethos americano, Erving Goffman (2014) no campo da performance e Pierre Bordieu (2012) e Michelle Perrot (1991) no âmbito das relações de gênero. A pesquisa toma ainda como base os subsídios teóricos de Bordwell e Thompson (2004) para análise do discurso fílmico de Cidadão Kane no intuito de compreender como este articula a manipulação.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Cidadão Kane, Manipulação, Mídia, Memória, Poder
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Grupo de Pesquisa em Análise de Produtos Audiovisuais
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto